5 estratégias para criar uma estrutura de marketing para franquia

Existe uma verdade no mercado do varejo que muitas vezes é ignorada por gerentes e diretores de empresas: modelos de varejo diferentes exigem estratégias de marketing diferentes.

Isso fica ainda mais evidente quando falamos em franquias, um modelo bem particular e que, por isso, precisa de uma atenção especial na hora de criar uma identidade e se comunicar.

Você já pensou nisso? Então veja 5 estratégias para que a estrutura de marketing faça a franquia crescer:

1. Fortalecer a marca como um todo

A primeira atitude a ser tomada em qualquer estrutura de marketing é criar uma identidade única para a empresa. Sua marca deve ser forte, presente e universal.

Inclusive, em se tratando de franquias, esse último ponto é fundamental. A ideia dessa categoria de negócio é que ele se espalhe pelo país ou até o mundo com seu modelo flexível e econômico de expansão. Então, a identidade da empresa precisa funcionar para vários tipos de cultura e costumes diferentes.

2. Elaborar uma comunicação padronizada

O básico da comunicação que vai imprimir essa identidade para o público precisa ser padronizada e registrada em um manual de uso.

É importante definir cores institucionais, slogans, motes, tipos de campanha a serem feitas, como utilizar a marca dentro do estabelecimento e muitas outras regras que garantam a padronização da sua marca.

3. Apostar em regionalização da mensagem

Apesar de a padronização ser fundamental para criar uma identidade forte e unificada, no modelo de franquias a estrutura do marketing deve permitir também a regionalização da mensagem.

Essa é a parte do planejamento que sai do Macro Marketing para criar uma plataforma de Micro Marketing. Abaixo da marca principal, dê liberdade para os franqueados criarem campanhas que atinjam seu público mais próximo. Afinal, a mesma campanha de uma loja em São Paulo pode não ser tão eficiente no Maranhão.

4. Criar um plano de marketing

Como o modelo de franquias descentraliza o comando das lojas, todas essas estratégias devem estar bem definidas em um plano de marketing.

Além do manual de uso da marca, tenha todas as informações sobre campanhas, promoções e até padrões de atendimento para que o franqueado mantenha sempre a mesma qualidade do serviço ou produto.

O ideal para o sucesso do franqueamento é que o cliente se sinta em ambiente familiar em qualquer loja da rede que ele entrar.

5. Engajar os franqueados em sua estrutura de marketing

Por fim, colocar seu plano de marketing em ação depende do envolvimento dos franqueados. Promova encontros e seminários para unir todos eles, discutam sobre como atrair mais clientes e peça suas opiniões.

Quanto mais engajados os franqueados estiverem, maior será a performance geral da franquia. Pessoas motivadas abraçam a sua ideia e carregam a bandeira de empresa para suas unidades.

Criar uma identidade para franquias deve ser diferente de lojas tradicionais pelo seu modelo de negócio: gerenciamento descentralizado, regionalização e mais trabalho para unificar a sua mensagem.

Portanto, é hora de pensar em uma estrutura de marketing diferente se você quer ter sucesso e como franqueador. Comece seguindo essas estratégias e, com certeza, sua marca se tornará mais forte em pouco tempo.

E aí, ficou alguma dúvida? Você já tem uma franquia e acha que deixamos alguma estratégia de fora? Então deixe seu comentário!

Gostou do post sobre como integrar sistemas no varejo? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e acompanhar diversos outros textos como este!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.