Finalidades dos cartões pré-pagos que você não conhecia

O uso de cartões pré-pagos vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros. Algumas finalidades dos cartões pré-pagos são bem conhecidas: uso durante viagens, por empresas, pessoas sem conta bancária ou por aqueles que estão inadimplentes e com seus CPFs registrados em órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, este produto é extremamente versátil e tem muitas outras finalidades menos obvias. Conheça:

1 – Compras em supermercados

Essa é uma funcionalidade muito interessante para empresas e pessoas físicas que disponibilizam vale refeição ou alimentação para seus funcionários. Basta carregá-lo mensalmente com o valor definido para que o trabalhador receba o benefício. Em contrapartida, o supermercado pode oferecer algum diferencial para os funcionários desta empresa. 

2 – Abastecimento de veículos

Há também o cartão pré-pago especialmente emitido para uso em redes de postos de combustíveis. Sem anuidade ou mensalidade, o cliente o carrega por boleto ou realiza uma transferência pela internet, podendo utilizar o valor em toda a rede conveniada.

Ele contribui para que o usuário tenha que carregar uma quantia menor de dinheiro, tornando-se, assim, mais prático e seguro. Além disso, pode ser de titularidade de pessoas físicas ou jurídicas.

3 – Cartões pré-pagos de assinaturas e entretenimento

Aquisições online de conteúdo, aplicativos e jogos só podiam ser feitas com cartões de crédito ou tradicionais. Mas com os cartões pré-pagos, mais pessoas vêm adquirindo produtos em lojas mobile e assinando serviços de streaming e música “on demand”.

O consumidor só precisa comprar qualquer um desses cartões e inserir o código no site ou loja de aplicativos para a finalizar a aquisição ou assinatura. Na hipótese de sobrar crédito, ele é vinculado à conta do cliente e pode ser usado para compensações posteriores.

4 – Cartões para uso em viagens

Para fugir de taxas e juros de cartões de crédito convencionais e não depender da sorte para a baixa ou alta do dólar ou euro, esse tipo de ferramenta proporciona grande economia ao viajante.

Para usá-lo, o proprietário pode carregá-lo tanto em real como também com a moeda do país de destino. Durante a viagem, as compras e demais gastos poderão ser feitas no débito ou no crédito à vista.

Isso dispensa a espera pela fatura do mês seguinte, com cobrança de conversão, juros sobre os serviços de banco e bandeira, e ainda uma possível alta do dinheiro de outro país.

5 – Cartões corporativos

Dentro da divisão da plataforma para viagens, há o cartão para organizações que precisam arcar com despesas dentro e fora do Brasil — voos domésticos, custos de transporte e hospedagem podem ser cobertos pelo cartão pré-pago corporativo.

6 – Premiação de funcionários

Essa é uma solução relativamente nova e menos utilizada que as demais. Porém, é uma rápida e econômica forma de distribuir prêmios a equipes ou dar uma lembrança de final de ano, por exemplo. A empresa precisa apenas encomendar a quantidade necessária e os valores com os quais deseja que os cartões pré-pagos sejam carregados.

Os funcionários recebem e podem escolher sacar o valor na rede conveniada ou utilizar em compra ou aquisição de serviço em algum estabelecimento que o aceite a bandeira administradora impressa.

A modalidade pré-paga de cartões evoluiu e segue em expansão, aumentando a comodidade e a quantidade de soluções disponíveis para pessoas físicas e jurídicas simultaneamente. E, com isso, podemos afirmar que para cada necessidade de pagamento, recebimento ou consumo há um serviço sendo oferecido ou desenvolvido.

Você já conhecia essas finalidades do cartão pré-pago? Qual é a mais útil para você? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.