5 maneiras de incentivar seus colaboradores no trabalho

Ter uma equipe de vendas sempre motivada é um dos fatores que garantem o sucesso de um negócio. Porém, todos sabemos que a rotina de quem lida com clientes e a pressão para entregar resultados expressivos não é nada fácil. Diante desse cenário, como incentivar os vendedores a manter a produtividade no trabalho?

Nesse artigo, você vai conferir 5 dicas que poderão ajudá-lo nessa tarefa. Fique atento e continue a leitura!

1 – Dê um feedback direto

Ganhar uma boa comissão é a meta pessoal de todo vendedor, e eles sabem que para alcançar bons resultados, precisam se aperfeiçoar com frequência. Por isso, um bom feedback apontando os pontos a melhorar é fundamental para esse profissional.

Infelizmente, é comum que um vendedor seja muito criticado quando não alcança suas metas — muitas vezes, na frente de colegas, e que não receba elogios na mesma proporção quando se destaca no mês. Essa atitude só traz desmotivação para o colaborador.

O reconhecimento pelo bom desempenho também é muito importante, por isso, o gerente de vendas deve ficar atento e sempre elogiar o bom desempenho da equipe.

2 – Ofereça assistência frequente

Além do feedback, é interessante manter a aproximação com o time, acompanhando os vendedores durante o dia a dia. Sempre que possível, o responsável pela equipe de vendas deve participar desse processo, sempre deixando claro que o objetivo é ajudar o vendedor, observando na prática quais são as dificuldades da sua rotina.

É uma maneira de oferecer um feedback mais próximo e ao mesmo tempo descobrir os gargalos de venda que podem impactar o negócio. Por exemplo, será possível identificar se é necessário investir em mais tecnologia ou aumentar o quadro de colaboradores.

3 – Estipule metas reais

Para um vendedor, é muito desanimador se deparar com uma meta inalcançável. Além de saber que seu esforço não será o suficiente para obter possíveis premiações, o colaborador tem consciência que, mesmo assim, trará uma boa receita para a empresa e não será recompensado – a sensação de injustiça acaba com qualquer motivação.

É necessário refletir se vale a pena ter um ambiente de trabalho prejudicado por conta de alguns números que podem ser conquistados durante um prazo maior. A empresa deve estipular metas desafiadoras, sim, mas que estejam dentro daquilo o time tem condições de conquistar, de acordo com o suporte oferecido.

4 – Valorize a liberdade de trabalho

Cada vendedor tem seu estilo de venda, de acordo com sua experiência profissional ou sua área de estudo. É importante que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa, mas cada um deve ter a liberdade de se comunicar com o cliente da forma que se sente mais confortável.

Querer padronizar o time com um script pronto pode funcionar para explicar uma ou outra vantagem do produto/serviço, mas lembre-se de que o consumidor está cada vez mais exigente, e que um atendimento personalizado pode fazer diferença.

Além disso, é importante oferecer flexibilidade de horários, mas sempre exigindo o retorno das vendas. Dessa forma, o vendedor se sentirá motivado a mostrar suas qualidades.

5 – Invista em incentivos surpresa

Além das comissões e premiações pela meta batida, é interessante oferecer pequenos incentivos no dia a dia, como um café da manhã na empresa, ou até mesmo coisas sem valor financeiro, como um dia de folga.

São pequenos investimentos que podem não fazer tanta diferença para o seu orçamento, mas que trazem muita motivação e, consequentemente, mais vendas para a empresa.

Incentivar vendedores é um trabalho que deve ser constante, já que a motivação desses profissionais é determinante para o alcance dos resultados de um negócio. Fique atento às necessidades do seu time e crie um ótimo ambiente de trabalho.

Gostou do artigo? Confira no blog mais dicas para aumentar suas vendas: 4 estratégias parar tornar seu varejo uma máquina de vendas!

Para saber um pouco mais sobre assuntos relacionados às melhores práticas de mercado na gestão de empresas, dicas, ferramentas e metodologias, siga-nos em nossa página no Facebook e também no LinkedIn. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"