Transformação digital no varejo: 5 tecnologias indispensáveis

O surgimento de novas tecnologias pode mudar profundamente a forma com que as pessoas vivem suas vidas. Pense na diferença entre a época antes e depois do cinema, ou em como o mundo mudou depois da chegada da internet. Junto à essas inovações, as empresas também precisaram se adaptar para acompanhar o ritmo da sociedade. Daí vem a importância da transformação digital no varejo.

À medida que mais ferramentas chegam às mãos do público, principalmente, por meio de smartphones, também surgem novas oportunidades para elevar o nível dos seus negócios. Mas, para chegar a esse ponto, você precisa reinventar sua estrutura empresarial e investir pesado na modernização da sua empresa. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Acompanhe o texto e conheça 5 tecnologias que podem ser de grande valia para o varejo!

O que é a transformação digital?

De forma bem simples, trata-se de um grande investimento em tecnologia para modernizar os processos da empresa. Mas não apenas como algo secundário em relação ao core business. É uma mudança profunda na estrutura do negócio, tornando a tecnologia um ponto central da empresa. O resultado buscado aqui é melhorar o desempenho geral da empresa, adquirindo mais clientes, aumentando seu alcance e entregando mais valor.

Essa transformação pode começar de várias formas, como na adoção de um sistema de gestão, renovação de um processo com base em uma nova ferramenta etc. O importante é que tal transformação não seja encerrada pela metade. Quanto mais atualizado for o seu negócio, maiores serão as suas chances de conseguir melhores resultados em médio e longo prazo. Basta que você conheça as tecnologias mais relevantes para o seu negócio.

Quais tecnologias não podem faltar na transformação digital no varejo?

1. Tecnologia beacon

A palavra “beacon” pode ser traduzida como “sinalizador”, “farol” ou “marcador”. A função dessa ferramenta é acompanhar o movimento de pessoas em determinados espaços.

No caso do ramo de varejo, a circulação de clientes em diferentes pontos da sua loja e proximidades. Por exemplo, essa tecnologia pode medir o tempo que um cliente passa em uma determinada sessão, quanto tempo espera na fila para ser atingido etc.

O propósito dessa ferramenta é gerar métricas para o gestor da loja. Por exemplo, se uma quantidade considerável de seus clientes passa bastante tempo em determinada área de loja, pode ser interessante expandi-la para acomodar todos. Há muitos compradores visitando determinado site? Pode ser uma boa ideia colocar algum anúncio lá.

2. Gôndola virtual

Com o crescimento da transformação digital no varejo, é natural esperar que a loja em si acabe se tornando mais virtualizada. Um exemplo disso é a aplicação da gôndola virtual dentro da loja ou em seu e-commerce. E o que ela seria? Simplesmente uma prateleira que, em vez de produtos, possui uma tela interativa na qual o cliente pode visualizar as opções da loja com mais facilidade.

Uma gôndola virtual pode ser utilizada com vários propósitos. Primeiro, ela pode levar o cliente diretamente ao produto que deseja, sem ter que procurar pela loja inteira.

Além disso, ela também pode exibir os produtos que estão disponíveis no estoque, ou mesmo permitir uma compra imediata por meio do aplicativo da loja, sem necessidade de esperar em uma fila. Considerando que a praticidade é cada vez mais valorizada, essa tecnologia pode se tornar indispensável para o seu varejo.

3. Realidade aumentada

As tecnologias que aproximam o mundo real do virtual têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. Mas não estamos falando da realidade virtual, em que o usuário coloca uma tela sobre o rosto e pode interagir com um mundo alternativo como se fosse real. Na verdade, é o caminho oposto, no qual o virtual se torna parte do mundo real. Isso é a realidade aumentada.

Um exemplo notável é o jogo Pokémon GO, que foi um grande sucesso no ano de 2016. Em vez de deixar o usuário imerso em um mundo virtual, era possível ver as pequenas criaturas aparecerem no mundo real.

O mesmo recurso pode ser aplicado, em escala bem menor, dentro do setor de varejo. Por exemplo, visualizar como uma roupa ficaria em você sem precisar experimentá-la. Isso torna a experiência de compra mais completa, independentemente de onde o seu cliente esteja.

4. Inteligência artificial

Esse é definitivamente um ponto forte na transformação digital no varejo. Um cérebro humano não é o mais adequado para processar e executar toda a informação disponível dentro do seu negócio. Por isso há tantos recursos tecnológicos sendo aplicados nesse meio. Porém, mais do que capacidade de armazenamento, eles precisam de um mínimo de autonomia. É para isso que serve a inteligência artificial.

A partir de uma série de preceitos simples e princípios matemáticos, um software pode tirar as próprias conclusões a respeito de determinadas situações e decidir qual é o melhor curso de ação. Graças a essa tecnologia, existem sistemas de gestão inteligentes, chatbots e mesmo programas que identificam as preferências de consumo dos seus clientes. Todas são informações muito importantes para o melhor desempenho da sua rede.

5. Cartões pré-pagos digitais

Esse tipo de recurso já é bem presente em grandes redes de comércio, mas pode ser facilmente aplicado a varejos de todos os portes hoje em dia. Um cartão pré-pago, como o nome indica, é um cartão de débito que possui uma certa quantidade de dinheiro creditada dentro dele. Pode ser de uma marca específica ou de um varejo e dar direito a crédito para um serviço (streaming de filmes, aplicativos etc) ou um produto do próprio varejo. 

Uma forma conhecida dessa tecnologia é o cartão presente, que é como uma “compra pré-paga” em uma rede de varejo. Esse tipo de recurso é cada vez mais popular entre os consumidores, especialmente os mais jovens que querem praticidade e  evitar presentes ruins. Adotar o cartão presente digital em sua loja pode ser um excelente investimento, especialmente quando a época de festas estiver próxima.

Agora que você conhece as principais tecnologias que devem fazer parte da transformação digital no varejo, é hora de começar a investir nelas. E já que está aqui, que tal ter acesso a uma delas imediatamente? Basta entrar em contato conosco para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e conhecer nossa solução para cartão pré-pago.

Siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber nossos conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.