Qual o papel das áreas de apoio na melhoria de resultado empresariais?

A sua empresa dá a devida atenção às áreas de apoio? Gerir um negócio é como manter a saúde do corpo: por menor que seja a função de um departamento, tratá-lo com a importância devida significa manter toda a operação funcionando de forma otimizada, segura e eficiente.

Mas por que esses departamentos precisam de tanta atenção? Nós te respondemos explicando como áreas de apoio contribuem para o crescimento da empresa e a busca por melhores resultados:

O que são áreas de apoio?

As áreas de apoio dentro de uma empresa são todos os setores e departamentos que não agem diretamente no desenvolvimento do serviço ou produto oferecido como modelo de negócio, mas que suportam essa operação, dando a base corporativa para que todos os processos funcionem da melhor forma possível.

Como as áreas de apoio contribuem para o crescimento empresarial?

É comum ver gerentes e diretores tratarem esses departamentos como secundários dentro da empresa, para em longo prazo terem que lidar com problemas de gestão, pouca otimização de processos e desperdício de recursos.

A verdade é que as áreas administrativas de uma empresa correspondem a um coração batendo para manter todo o organismo funcionando, principalmente o cérebro da empresa.

A maior característica de um negócio com bom desempenho em suas atividades-fim é gerir os departamentos de apoio como estratégicos em momentos pontuais e incluir a contribuição deles no planejamento de mercado.

Esses são setores cruciais para o crescimento, pois sustentam a estrutura em que o negócio se desenvolve e cria o ambiente certo para identificar e aproveitar novas oportunidades de mercado.

São quesitos vitais para a saúde financeira e operacional da empresa, como recursos humanos, relacionamento com o cliente, infraestrutura tecnológica e gestão de processos.

Quais são as principais áreas de apoio?

Para que você entenda melhor a importância dos setores administrativos no funcionamento adequado da empresa e consiga torná-la mais competitiva, veja as principais áreas de apoio e como elas contribuem para melhoria de resultados:

Jurídico

Área mais tradicional nesta lista, o setor jurídico analisa contratos de fornecimento e prestação de serviços, garante a legalidade da gestão financeira e evita desperdício de dinheiro no futuro com multas e juros de cláusulas mal negociadas.

TI

O setor de TI é, entre os que listamos, o que vem tomando mais espaço na operação empresarial como um departamento estratégico. Sua função inicial é garantir que o sistema e a estrutura tecnológica funcionem de maneira adequada para atender de forma satisfatória à demanda produtiva da empresa.

É desse departamento também que surgem as novas ferramentas e processos que poderão se tornar no futuro uma vantagem competitiva no mercado.

Compliance

O setor de compliance ainda não está presente em todas as empresas, mas se torna cada vez mais importante como apoio ao desenvolvimento empresarial.

Essa área é responsável por garantir que funcionários e departamentos operem em conformidade com normas de órgãos reguladores e os próprios protocolos internos da empresa.

Quanto mais ajustados forem os processos produtivos, mais fácil fica para a empresa elaborar novas estratégias e se adaptar a um mercado que muda com muita frequência.

Business intelligence

A área de BI é responsável por coletar, organizar e compartilhar informações vitais para avaliar o desempenho e a saúde financeira de uma empresa. Assim como a TI, esse é um departamento de apoio com uma grande veia estratégica.

Afinal, é de um BI eficiente que surgem as oportunidades para transformar o negócio e ganhar novos mercados.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente também é muito importante estrategicamente, não apenas para garantir a satisfação do público e resolver problemas de relacionamento.

O contato direto com seu cliente é uma fonte de informações muito valiosa sobre o desempenho do seu produto ou serviço, pontos fortes, fracos e como aprimorá-los para conquistar novos clientes.

A melhoria de resultados empresariais nunca pode ser responsabilidade apenas de quem trabalha diretamente no negócio. As áreas de apoio são a base que qualquer empresa precisa para conseguir crescer de forma sustentável e exponencial.

Gostou de saber mais sobre as áreas de apoio? Se você quer mais novidades sobre como crescer no meio corporativo, venha nos seguir no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.