Área de serviços: entenda porque ela continua crescendo

Manter a renda e continuar crescendo o negócio é um desafio para qualquer profissional, especialmente aqueles com espírito empreendedor.

Com a queda do mercado nos últimos anos, muitas grandes empresas pararam de contratar, o que levou vários trabalhadores a buscarem novas formas de ganhar dinheiro. E um setor em especial tem crescido bastante: a área de serviços.

Entenda-se por “serviço” tudo o que é oferecido como solução para auxiliar a população ou outras empresas em suas necessidades. Limpeza, telefonia, transporte e afins são alguns exemplos.

No post de hoje, vamos falar sobre o crescimento desse setor mesmo em um mercado muitas vezes desfavorável. Acompanhe:

Variedade crescente de negócios

Assim como muitos negócios, como a indústria, a área de serviços tem se especializado e ramificado. Há especialistas em limpeza para festas, para escritórios e até para dispor de lixo químico. E junto com essa especialização, vem o aumento da qualidade, o que valoriza esse nicho diante dos clientes.

A maior variedade também significa que outras demandas passaram a ser atendidas. Por exemplo, serviços de garantia para trocas e vendas com pessoas distantes. Essa mediação tem ajudado muitos produtos a circularem pelo mundo inteiro, reduzindo os riscos de extravio no trajeto.

Acesso facilitado pelos recursos digitais

Algo que impulsionou a área de serviços nos últimos anos, certamente, foi a internet e a tecnologia de forma geral.

Antigamente, muitas tarefas de manutenção, como controle de estoque, registro de clientes, atendimento, entre outras, demandavam uma equipe muito grande para serem executadas com qualidade.

Porém, com a maior acessibilidade à tecnologia, pequenos e médios empresários passaram a realizar tais atividades com uma equipe bem reduzida.

As consequências dessa tecnologia são bem amplas — maior alcance da marca, menor custo, mais agilidade no serviço prestado, entre outras coisas. E como quase todas as pessoas vêm ficando a maior parte do dia conectadas à internet, elevam-se as possibilidades de alcançar um público maior.

Menor grau de investimento diante da crise

Um problema que a crise gerou para todos os novos empreendedores é o valor para investimento inicial. O capital necessário para firmar uma empresa nova e fazê-la crescer ficou mais alto, o que, posteriormente, pode afetar a capacidade de desenvolvimento do negócio.

Porém, como já mencionamos, felizmente o custo da área de serviços tornou-se bem menor nos últimos anos. Somando isso ao fato de que boa parte da demanda que é atendida não exige um investimento muito pesado, o avanço e a manutenção dos profissionais na área são questões facilitadas.

Demanda quase sempre presente

Nem sempre as pessoas precisam de um carro, um apartamento de luxo ou de uma plástica em determinada área do corpo. Mas todos precisam de limpeza, meios de transporte 24 horas, alimentação e afins.

Com essa demanda quase constante, a área de serviços foi capaz de se desenvolver de forma estável, mesmo com a crise financeira. E com a ampliação e diversificação dos serviços prestados, cada vez mais áreas passaram cobertura neste setor.

Agora você já sabe como a área de serviços foi capaz de crescer, mesmo em um momento de recuo financeiro, conseguiu tirar algum insight para manter as questões econômicas do seu empreendimento estáveis? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida com outras pessoas essas informações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"