Como atrair o público jovem no varejo?

Em um mercado concorrido como o atual, uma das grandes estratégias de empresas que desejam crescer e ter resultados cada vez mais favoráveis é atrair público jovem. Por isso, adotar novas formas de abordar esse segmento se mostra algo absolutamente essencial.

No post de hoje, vamos apresentar as dicas de posicionamento mais atraentes e de nicho que os jovens, os chamados millennials, mais procuram. Confira:

Como atrair público jovem?

O público jovem, dos 18 aos 30 anos, vem transformando o mercado, à medida que se relaciona de maneira mais íntima e intensa com a web. Com isso, os negócios, para se manterem vivos e relevantes, precisam abraçar o marketing digital de maneira bastante aprofundada e inteligente.

Vejamos a seguir quais são os pontos principais de uma boa estratégia para atrair público jovem e entender o seu comportamento de consumo.

Redes sociais

Os jovens são sinônimo de redes sociais, na atualidade. Tudo esse público comenta, posta, divulga e, sobretudo, critica. E só há algo mais forte que um consumidor fiel a uma marca: o hater — ou seja, alguém que teve uma experiência negativa com o seu negócio.

Portanto, se um jovem se desiludir com o serviço o produto oferecido por alguma marca, certamente vai começar a manifestar sua crítica e visão negativa para seus seguidores e amigos.

Desse modo, é imprescindível que as empresas saibam como, primeiramente, divulgar o que oferecem com linguagem adequada a esse público – tanto a verbal quanto a visual.

Além disso, tenha bastante visão, para agir no combate às opiniões negativas, seja compensando o cliente que se sentiu prejudicado, respondendo o comentário de maneira atenta e até leve e descontraída.

Experiência do consumidor

A chamada UX, ou user experience, é outro ponto fundamental quando se deseja atrair o público jovem.

Essa abordagem envolve alguns pontos, como:

  • sites responsivos, com ênfase em mobile;

  • layout harmonioso;

  • uso bem intuitivo;

  • formulários de contato diversificados e disponíveis — sejam e-mails, WhatsApp, chats online, entre outros;

  • o foco deve ser sempre a experiência apresentada ao cliente, tentando inovar e se diferenciar no contato com esse público-alvo.

Preços

Se há um ponto no qual os jovens são idênticos a quaisquer outros públicos é com relação ao preço. Sempre será um componente que ajudará na escolha desse cliente. Portanto, saber precificar e divulgar sua oferta, agregando valor, é algo essencial.

Quais negócios mais conseguem atrair público jovem?

No mercado atual, percebemos claramente que alguns negócios têm uma espécie de vocação natural para atrair jovens, mais que outros.

Isso ocorre porque os chamados millennials têm, como vimos, uma relação muito ativa com tudo o que é digital e, consequentemente, se informam mais e estão mais ativos em suas escolhas.

Entre os segmentos que mais conseguem atrair público jovem temos: food truck e fast food, tecnologia, moda (estampas e camisetas), entretenimento, entre outros.

Saiba que os millennials são, sobretudo, fiéis às marcas as quais adotam para si, tornando-se divulgadores fiéis dessas empresas. Contudo, com a grande oferta, mesmo se a marca fidelizar um cliente, precisará cuidar para que este não se interesse por outras, migrando para a concorrência.

Já adotou alguma dessas dicas para atrair público jovem? Comente abaixo quais estratégias você já implementou para fazer com que esse público se envolva com sua marca.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"