Como aumentar a conversão de clientes em lojas online em 7 passos

Atualmente, são muitas as lojas virtuais e nem todas conseguem se destacar em meio a concorrência. Em linhas gerais, não basta colocar o e-commerce na rede e esperar que o público o encontre por conta própria. É importante ter uma estratégia que preze pela conversão de clientes, baseada nos hábitos dos consumidores e na mensuração de dados.

Para ajudá-lo a otimizar a conversão, separamos 7 passos indispensáveis para qualquer e-commerce. Confira:

1 – Valorize o seu produto

Para isso, invista em imagens nítidas e que mostrem como o produto realmente é. Tenha cuidado com a descrição, informando suas características gerais, medidas, entre outras informações pertinentes ao consumidor. É importante não economizar na qualidade desses dados, sobretudo daqueles produtos que você acredita ser os principais do seu e-commerce.

2 – Elabore uma boa estratégia de e-mail marketing

Comece pedindo o e-mail e a permissão do seu cliente para enviar as mensagens. Pode demorar um pouco para ter uma lista de e-mails consistente e grande, porém é mais vantajoso do que comprá-las — prática que, por sinal, é inadequada — afinal esse público que lhe concedeu o endereço de e-mail está mais propenso a ler suas mensagens e fazer a ação proposta.

Tenha uma boa ferramenta de gestão de e-mail marketing que permita monitorar e obter informações concretas como taxa de abertura, taxa de rejeição, cliques, entre outras métricas. Isso ajudará a moldar melhor a sua estratégia e perceber quais são ações estão trazendo resultado ou não.

Uma dessas táticas que você pode adotar, é o reenvio de e-mails. Nela, você reencaminha as mensagens para aqueles contatos que não abriram o e-mail anterior, só que com um novo título. Assim, quem recebeu o novo e-mail pode despertar o interesse em lê-lo, por acreditar se tratar de uma nova campanha e mais condizente com as suas necessidades.

3 – Estimule avaliações e recomendações de produtos

Incentive que seus clientes avaliem seus produtos, pois viabiliza que outros possam tomar a decisão de compra. Além disso, preste atenção nas avaliações negativas, pois elas permitem saber onde você está errando e o ajuda a contorná-las.

Dessa forma, seu cliente tem uma boa impressão do seu negócio. Outra dica é contribuir para que eles também recomendem produtos e sua loja virtual, por meio de botões de compartilhamento nas redes sociais, e-mail, entre outros canais.

4 – Seja claro no carrinho de compras

Ninguém gosta de surpresas negativas e no e-commerce isso pode render a desistência da venda. Assim, é importante evitar essas surpresas quando o seu cliente for comprar, informando o valor final na primeira página do carrinho, incluindo taxas extras, descontos, valor do frete de forma direta e clara.

5 – Tenha cuidado com o desempenho do seu site

A plataforma precisa de alta performance e rapidez no carregamento das páginas, pois este é um dos itens fundamentais para a conversão de clientes. Isso quer dizer que o conteúdo deve estar preparado para não interferir no tempo de carregamento da página. Lembre-se: páginas ágeis estimulam o seu cliente a permanecer no site, já páginas demoradas vai “expulsá-lo” de lá.

6 – Facilite a vida do seu consumidor

É papel do e-commerce facilitar que o cliente encontre aquilo que procura com rapidez e facilidade. Portanto, agilize os filtros de busca, proporcione formas intuitivas de navegação, evite linguagens muito técnicas e menus extensos. Visual limpo, botões fáceis de encontrar e informações claras são indispensáveis para aumentar a conversão de clientes.

7 – Ofereça cartões para fidelização

Toda prática que incentive o cliente a voltar a comprar com você é bem-vinda — principalmente se ele ganha algo em troca. Dessa forma, os cartões para fidelização contribuem que o cliente se sinta motivado a continuar comprando em seu e-commerce, seja para ganhar um desconto ou qualquer outro tipo de benefício estipulado.

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