4 dicas indispensáveis para lidar com clientes inadimplentes

Os resultados de uma empresa não estão somente ligados ao volume de vendas. Embora o faturamento seja um indicador muito importante de ser acompanhado e sempre estimulado, é preciso também cuidar do efetivo recebimento dos valores devidos.

De nada adianta ter uma expressiva quantidade de vendas, se a inadimplência também é alta e acaba corroendo o resultado líquido da organização.

Para conseguir manter a boa rentabilidade das operações diárias da empresa, é necessário ter um controle eficiente dos clientes inadimplentes. Neste sentido, algumas atitudes podem e devem ser consideradas.

1. Ter um bom cadastro de clientes

O primeiro passo para conseguir controlar a inadimplência de um negócio é ter um cadastro de clientes bem-feito. Sem saber exatamente quem é o seu cliente e como chegar até ele, a sua empresa acabará tendo que arcar com a inadimplência.

Por isso, se o negócio está passando por problemas dessa natureza, confira como anda a situação do cadastro dos seus compradores. Ele precisa estar o mais completo e atualizado possível. Nesta hora, contar com um sistema de gestão interligado ajuda bastante.

2. Criar políticas de cobrança

Uma vez constatado o problema da inadimplência, é hora de tomar providências. Criar uma política de atuação para lidar com o assunto ativamente faz parte do plano de ações e é algo que merece bastante atenção.

Pode-se avaliar a criação de uma equipe para realizar as cobranças ou, se for o caso, contratar uma empresa que tenha mais expertise no assunto. Adotar um sistema de notificações automáticas também é uma boa ideia para manter os clientes inadimplentes cientes sobre a situação.

Outro ponto importante é definir qual deve ser a linha das negociações para a recuperação do crédito. Descontos para a quitação integral, tempo de parcelamento, inclusão do nome dos devedores em serviços de proteção ao crédito, entre outros.

3. Premiar bons pagadores

A adoção de ações que possam premiar bons pagadores ajuda também na mitigação da inadimplência do negócio.

Pode-se fazer isso por meio de descontos para pagamentos à vista, acumulação de pontos em programas de vantagens ou ainda concedendo créditos para compras futuras, utilizando cartões de marca própria.

Assim, ao mesmo tempo em que se consegue diminuir a inadimplência, pode-se também trabalhar o marketing da empresa.

4. Prevenir a inadimplência

Melhor do que ter que precisar corrigir o percentual de inadimplência de um negócio, é trabalhar para evitá-lo.

Sendo assim, ter atitudes que possam prevenir a inadimplência é um hábito bastante saudável em todas as empresas. Para conseguir fazer isso, o ideal é que sejam adotadas algumas práticas, como diminuir ou eliminar a aceitação de cheques na hora do pagamento e conceder descontos atraentes para pagamentos à vista.

Quanto ao parcelamento de compras no cartão de crédito, deve considerar, além das taxas do cartão, o nível de inadimplência da modalidade.

Refletindo sobre todos estes pontos, vai ficar mais fácil conseguir reduzir os problemas com clientes inadimplentes na sua empresa.

Aproveite o momento para também conferir outro conteúdo que preparamos para te ajudar na sua gestão financeira: 5 melhores práticas para realizar uma conciliação financeira!

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