Como manter o varejo aquecido em tempos de crise?

Quando a economia de um país não vai bem, o consumidor tem menor poder de compra e, com isso, quem sofre é o comércio. O varejo, que fechou 2015 com queda real de 3,9 nas vendas, precisa encontrar formas de repensar suas estratégias de negócios, comunicação e vendas para minimizar os impactos negativos. Entre receitas antigas e inovadoras, existem soluções interessantes para as empresas se destacarem em tempos de crise.

Fizemos a nossa parte e separamos 6 ideias. Confira!

Fortaleça a relação com seus atuais clientes

Um dos maiores erros durante uma recessão é perder os clientes mais fiéis. O ideal é investir naqueles que estão com a empresa mesmo nos momentos mais difíceis, pois são esses consumidores que enxergam mais valor no empreendimento. Portanto, é válida a criação de programas de fidelidade, promoções exclusivas, personalizar o atendimento, interagir mais com eles nas redes sociais e mandar felicitações ou presentes em datas comemorativas.

São ações que variam seus custos relativamente baixos e reforçam o vínculo com os consumidores, mantendo-os próximos e com mais chances de continuar comprando.

Aumente sua prospecção

Além de cuidar de quem é fiel à sua marca, os gestores devem estudar o mercado para identificar os consumidores mais voláteis. Nesse grupo, excluem-se, também, os clientes leais aos concorrentes, mais difíceis de mudarem. O foco deve ser a parcela do público que enxerga poucas diferenças entre as marcas.

Qual a solução para isso? Fazer pesquisa de mercado, conhecer as reais necessidades desse grupo de consumidores e investir no mix de marketing para propor mais valor.

Use cupons promocionais

Os cupons funcionam bem para atingir o público que coloca o preço como fator principal em uma compra, além de ser uma alternativa na fidelização de clientes. Eles podem ser distribuídos em ações promocionais na loja, no site, nas redes sociais ou, no caso de leads e atuais clientes, por e-mail e SMS.

Qualquer tipo de redução de preço é bem-visto pelo consumidor, principalmente com a inflação alta, e faz a marca sempre ser lembrada pelo público que busca por soluções mais viáveis financeiramente.

Otimize os investimentos em comunicação

Comunicação e marketing são duas áreas que costumam ser afetadas com reduções no orçamento global de uma empresa em tempos de crise. Nesse caso, o melhor é alocar os recursos em opções mais baratas, mas que geram um grande retorno. É o caso, por exemplo, do marketing digital e suas ferramentas: como o Inbound marketing, e-mail marketing, social media e compra de tráfego.

Além de serem mais baratos para anunciar e se comunicar que os meios tradicionais, são excelentes fontes de receita e possuem uma capacidade de mensuração que dá ao gestor total controle sobre suas campanhas digitais.

Foque em nichos pouco explorados

Isso pode ser feito de duas formas: acrescentando produtos e serviços para atingir um público-alvo mais específico ou aumentando o número de pontos de venda para conquistar território.

Em relação a primeira opção, analise quais podem ser essas novas ofertas e o quanto elas se alinham com as atuais, bem como as possibilidades do seu target presente não se sentir desprestigiado pela empresa.

A segunda situação é tão arriscada quanto a primeira, mas pode ser uma experiência compensadora se os mercados dos novos pontos de venda forem promissores e não terem a presença de um concorrente forte na região.

Adote novas formas de comercialização

Um gestor pode inovar nas formas de venda dos seus produtos e serviços. Um modelo cada vez mais adotado é o uso de soluções pré-pagas, como cartões presente e cartões digitais (virtuais) da própria marca. São alternativas eficientes para facilitar o processo de compra, fidelizar os clientes (o cartão só pode ser usado nas próprias lojas da rede) e gerar receitas com o saldo não gasto pelos consumidores.

Em tempos de crise, o melhor que o varejo pode fazer é não deixar de investir em soluções que mantenham os atuais e tragam novos clientes. Relacionamento, prospecção, promoções, comunicação e estratégias inovadoras fazem parte desse pacote para não deixar que a recessão afete ainda mais o comércio.

E você, o que tem feito para que as vendas em sua rede de lojas continuem aquecidas? Participe nos comentários e compartilhe suas ideias!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"