Como melhorar as vendas? 7 dicas para começar hoje

Se atualmente há uma expressão presente nas conversas sobre comércio e vendas é “crise econômica”. Ela até justifica a queda no setor, como os – 10,9% em abril de 2016, mas não pode ser motivo para conformismo. Esse é o momento para saber como melhorar as vendas, fazendo com que sua empresa não seja uma das responsáveis por esses números da nossa economia.

Para ajudar a impulsionar suas vendas, preparamos 7 estratégias que farão sua empresa se destacar durante a crise. Acompanhe!

1 – Utilize cartões pré-pagos

Os cartões pré-pagos são tendências que se consolidaram nos últimos anos no Brasil. É uma alternativa boa para o varejista e para o consumidor, especialmente aquele que sofre com a falta de crédito — como o pagamento é feito antecipadamente, o cliente tem controle sobre o que gastará. Para a loja, é interessante porque ela terá mais previsibilidade sobre as receitas e poderá faturar um extra com o saldo excedente ou não gasto pelo público.

2 – Fidelize seus clientes

Como manter um cliente é mais barato do que trazer novos, todo esforço é válido para fidelizar seus consumidores. Os cartões de presente, cartões pré-pagos, programa de pontos, marketing de defensores e melhora no relacionamento com o público são algumas ações que ajudam a tornar seus atuais clientes em admiradores da sua marca. Consumidores fiéis são importantes porque continuam comprando, promovem sua empresa e trazem novos compradores por indicações.

3 – Atue em mais pontos de venda

A crise também é momento de investir. Uma das possibilidades é dar mais capilaridade ao seu negócio e aproximá-lo dos consumidores. No entanto, é importante identificar se a região na qual sua loja será inserida tem potencial de consumo para as suas ofertas. Este é um investimento que destaca sua empresa em relação aos concorrentes, que normalmente cortam seus gastos, porém deve ser muito bem estudado.

4 – Amplie o seu mix de produtos

Adicionar um novo produto ou serviço ao seu mix é uma estratégia que requer mais investimentos e muitos estudos. Entretanto, a ideia de diversificar suas ofertas é interessante para gerar diferenciação e entregar uma experiência mais completa aos clientes. Pense, por exemplo, em um varejista de eletrodomésticos que, além de vender suas ofertas, resolve abrir centros de reparos dos seus próprios produtos.

5 – Revise o seu atual mix de produtos

Se você tem uma visão mais conservadora e ainda tem dúvidas sobre como melhorar as vendas em seu empreendimento, outra opção é reavaliar as suas atuais ofertas. Trata-se de uma revisão sobre os seus custos de comercialização e formatos de entrega. Por exemplo, uma rede de lojas que trabalha com produtos importados pode migrar para fornecedores nacionais, diminuindo gastos de abastecimento. Isso pode se refletir em preços menores para os clientes.

6 – Invista no e-commerce

O comércio eletrônico caminha na direção contrária ao varejo tradicional. Com uma expectativa de crescimento de 8% para 2016, segundo a e-bit, as compras online são uma realidade cada vez mais presente na vida dos consumidores. Para o público é interessante porque o consumo é mais prático e rápido. Para o lojista é a oportunidade de expandir o alcance da sua marca, relacionar-se de perto com seus clientes e melhorar suas vendas.

7 – Aprimore a experiência do cliente

Comece a pensar seus processos e estratégias com foco total nos clientes. Isso vai desde um atendimento mais personalizado e eficiente, passando por um ambiente de loja agradável e favorável à compra, até o suporte pós-compra — mais atencioso e rápido para resolver os problemas do público. Além disso, é importante também fazer pesquisas de satisfação com seus atuais clientes.

Enfim, são formas de mostrar-se mais preocupado com a satisfação dos consumidores, que, por sua vez, sentem que a sua empresa se importa com a opinião deles.

Para sair da crise é preciso inovação, novos investimentos e mudanças no mix de produtos. E você conseguiu perceber o que todas as dicas têm em comum? A intenção de facilitar a vida do cliente, motivá-lo a continuar comprando e entregar uma experiência de compra qualificada. É sempre importante lembrar que os consumidores estão gastando menos, mas nem por isso deixaram de consumir.

Entendeu como melhorar as vendas em sua empresa em meio à crise? Você já aplica ou usou alguma dessas estratégias? Compartilhe suas experiências nos comentários!

 

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