O caráter educativo do controle financeiro

Um dos grandes desafios na educação de crianças e adolescentes é transmitir responsabilidade financeira, mesmo em um cenário em que os pais custeiam a vida dos filhos, seja pagando seus passeios e presentes, seja por meio de mesada fixa. Especialistas afirmam que a mesada é benéfica, pois estipula um valor fixo sob o qual os jovens precisam se adaptar, dentro do período do mês, sendo muito importante que os pais não extrapolem o combinado, caso os filhos gastem a mais.

Segundo psicólogos e especialistas em finanças, o controle do gasto torna o adolescente mais consciente e organizado, ajuda-o a compreender os conceitos de caro e barato e colabora com o hábito de poupar.

É nesse cenário que entram como boas ferramentas, os cartões pré-pagos, que assumem um papel de apoio, tanto para a substituição do dinheiro vivo pelo cartão, aumentando a segurança, como para o controle de quanto será investido em cada serviço ou produto adquirido pelo jovem.

Por exemplo, os cartões de crédito pré-pagos da Acesso possuem a bandeira Mastercard, mas são carregados com um valor previamente estipulado, e, apesar de funcionarem na função “crédito” em qualquer estabelecimento ou site, ele não possui limite acima do valor depositado nele. Com isso, os pais podem carregar o cartão com o valor da mesada, sem que os filhos tenham que andar com dinheiro o mês todo. Além disso, o jovem se habitua a contar com o valor exato que de fato existe depositado, e não com a ideia de parcelamentos futuros ou uso de um imite que pode acabar em dívidas.

Outros exemplos de pré-pagos que ajudam pais a controlarem os gastos de seus filhos, são os cartões de jogos e de transporte. A Uber, por exemplo, já possui uma opção de cartão pré-pago que pode ser carregado com até R$500,00, de forma que não há a necessidade de cadastrar o aplicativo com um número de cartão de crédito, bem como é possível o total controle de quanto o jovem terá à sua disposição por mês para gastar com deslocamento.

Já para os fãs de games, existem diversas opções de pré-pagos para consumo de games pela internet. League Of Legends, Riot, Xbox, são alguns deles. Tanto para os pais, quanto para os adolescentes, poder utilizar créditos no download de produtos dentro dos jogos sem abusos do cartão de crédito e com total controle e limite é e melhor opção.

Em termos de esforço e tempo, a utilização dos pré-pagos não requer tanto. Encontrados em caixas de supermercados, eles também são carregados nos próprios caixas. Depois, para utilizar os créditos, é só seguir as instruções no verso. Um controle financeiro que vale a pena e ainda por cima cria cidadãos mais conscientes e responsáveis.

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"