Como o empreendedorismo interno pode ser um agente de transformação?

Além de manter a operação diária funcionando de maneira organizada e rentável, um bom gestor tem a preocupação constante de conseguir ajudar a empresa a gerar mais e melhores oportunidades de negócios.

Aumentar o faturamento, preferencialmente de uma forma mais estratégica, é uma meta a ser perseguida sempre e, para conseguir alcançá-la, existe uma forma muito consistente que pode ser explorada em toda empresa: o empreendedorismo interno.

O que é empreendedorismo interno

Podendo também ser chamado de intraempreendedorismo, ou ainda de empreendedorismo corporativo, o empreendedorismo interno é um conjunto de ações, uma política empresarial, que tem como principal objetivo incentivar colaboradores a pensarem na empresa em que trabalham com uma visão de dono.

Buscando um aumento de produtividade, mais engajamento com o negócio e o desenvolvimento de novas oportunidades, o empreendedorismo interno oferece um maior grau de autonomia para que o funcionário tente desenvolver a rentabilidade da empresa por meio da implementação de melhorias ou mesmo de novas frentes de negócios.

Por ter uma característica mais generalista, o empreendedorismo interno pode ser desenvolvido e fomentado em empresas de todo porte e área de atuação. Assim, novas soluções e aprimoramento de processos podem ser verificados desde o marketing até o financeiro.

Qual a importância do empreendedorismo interno para a organização

Além dos benefícios anteriormente citados, existem outras vantagens que podem ser destacadas nesta nova modalidade estratégica de gestão.

Uma destas vantagens é o incentivo à iniciativa. Colaboradores que estejam já acostumados com a rotina do trabalho, em geral não têm um bom nível de energia para conseguir agregar mais valor ao seu próprio trabalho. Com o empreendedorismo interno, esta realidade tende a mudar.

Outro ponto a ser destacado é a melhoria da autoconfiança, pois o funcionário sente-se mais inspirado a desenvolver o seu potencial de maneira a conseguir superar seus próprios limites.

Aumento da eficiência na operação da empresa. Naturalmente, as ideias de melhoria devem ter uma aplicabilidade real e quando elas partem de equipes que já estão dentro do negócio, é mais fácil ter um bom nível de sucesso na implementação, pois o conhecimento operacional já está bem dominado.

Reforço do engajamento entre os times internos e as metas da empresa. Ao buscar desenvolver novos serviços, produtos e processos, os colaboradores tendem a se inteirar mais sobre como a empresa funciona e também acabam discutindo assuntos estratégicos, o que é ótimo tanto para produtividade como para a rentabilidade.

Como desenvolver o empreendedorismo interno dentro da empresa

Quando se percebe, verdadeiramente, que o empreendedorismo interno pode beneficiar tanto as equipes quanto a empresa, surge a dúvida de como implementá-lo. Para conseguir fazer esta implementação, deve-se buscar:

  • proporcionar maior autonomia aos colaboradores;

  • incentivar o pensamento de dono do negócio;

  • estabelecer uma política de resultados;

  • definir metas desafiadoras, mas também alcançáveis;

  • disponibilizar acesso a informações relevantes a respeito do negócio;

  • trabalhar as lideranças;

  • valorizar a proatividade e a criatividade.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil ajudar a sua empresa a desenvolver melhor o negócio, reinventar-se e, também, aproveitar oportunidades que possam estar escondidas.

Como o empreendedorismo interno tem uma relação muito direta com o desenvolvimento e inovação, aproveite para ler o conteúdo que preparamos sobre dicas de inovação no varejo!

Gostou de saber mais sobre como o empreendedorismo interno pode ser um agente de transformação? Se você quer mais novidades, venha nos seguir no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.