Quais estratégias adotar quando as vendas caírem?

Não há como negar, quando qualquer sinal de incerteza econômica surge, o primeiro setor afetado é o varejo, que depende muito da confiança do consumidor para crescer. Neste momento é natural se perguntar quais estratégias adotar quando as vendas caírem. Para te ajudar a ter insights e minimizar ao máximo qualquer impacto que estes fatores podem causar, no post de hoje trazemos algumas dicas valiosas. Confira: 

Quais estratégias adotar quando as vendas caírem?

Se você quer continuar vendendo apesar do momento econômico, é preciso olhar com atenção para sua estratégia. Fazer o mesmo que dava certo há dois anos não funcionará em um cenário em que a concorrência se torna mais acirrada. Marketing, Tecnologia e Relacionamento são áreas que precisam ser foco de sua empresa, para que se torne possível aumentar seus resultados.

Faça promoções

Mais do que nunca, promoções estão sendo extremamente valorizadas pelos consumidores. Fazer com que o cliente perceba que está economizando dinheiro, em um período que para ele também é delicado, ajuda a vender mais. Aposte em campanhas sazonais de descontos, cartões fidelidade e cupons promocionais. Mas certifique-se de que o benefício seja realmente atrativo.

Aposte na diversificação de serviços

Incrementar seu portfólio com serviços diferenciados também aumenta o valor percebido de sua marca para os consumidores. Estude a possibilidade de oferecer itens, como cartões presente ou recarga de celular em seu ponto de venda, isso aumenta o ticket médio e a recorrência de seus clientes.

Valorize o seu ponto de venda

Transforme seu ponto de venda! Ambientação e mimos para os clientes podem melhorar a experiência de compra, fidelizá-los e até mesmo atrair novos visitantes motivados pelo desejo de estar em um local agradável. Pense quais são os atributos de sua marca e como eles podem tornar seu ponto de venda diferenciado para seu público-alvo — talvez o segredo seja simplesmente oferecer um cafezinho e uma poltrona confortável.

Garanta que o atendimento seja excelente

Se antes um ótimo atendimento já era muito importante para fechar negócio, tornou-se mais importante ainda em um momento em que as pessoas estão menos propensas a comprar. Invista em capacitação para vendedores, campanhas de incentivo e ações de monitoramento, como cliente oculto. E, é claro, não deixe de comunicar a importância da excelência no atendimento para seus funcionários, mostrando o papel deles no negócio.

Invista nas vendas online

Se você ainda conta apenas com a loja física, está mais do que na hora de investir em um e-commerce. Tenha um site atrativo e voltado para conversão, divulgue-o com estratégias de marketing digital e multiplique suas vendas.

Aproveite o feedback dos clientes

Mais do que nunca, neste momento, você precisa estar próximo e saber o que pensam seus clientes. Previna-se contra qualquer mudança de comportamento que possa existir por redução de poder de compra ou insegurança em relação a gastar dinheiro. Utilize pesquisas de opinião no ponto de venda, por telefone ou e-mail. Você pode descobrir informações importantes sobre intenção de compra e expectativas em relação aos seus produtos, além de validar tendências e novas coleções.

Você tem alguma outra estratégia para aumentar as vendas do varejo em tempos de crise? Compartilhe com a gente!

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