Quais estratégias adotar quando as vendas caírem?

Não há como negar, quando qualquer sinal de incerteza econômica surge, o primeiro setor afetado é o varejo, que depende muito da confiança do consumidor para crescer. Neste momento é natural se perguntar quais estratégias adotar quando as vendas caírem. Para te ajudar a ter insights e minimizar ao máximo qualquer impacto que estes fatores podem causar, no post de hoje trazemos algumas dicas valiosas. Confira:

Quais estratégias adotar quando as vendas caírem?

Se você quer continuar vendendo apesar do momento, é preciso olhar com atenção para sua estratégia. Marketing, Tecnologia e Relacionamento são áreas que precisam ser foco de sua empresa, para que se torne possível aumentar seus resultados.

Segurança dos seus colaboradores e clientes

Mais do que nunca, é hora de investir na segurança dos seus colaboradores, que estão na linha de frente do seu negócio, e de seus clientes. Aposte na limpeza recorrente das lojas e na promova ações de orientação e prevenção de possíveis focos de contaminação.

Ao ver que tanto o ambiente como os colaboradores estão protegidos, os clientes ficarão mais seguros em continuar visitando suas lojas.

Aposte na diversificação de serviços

Incrementar seu portfólio com serviços diferenciados também aumenta o valor percebido de sua marca para os consumidores. Como as saídas estão mais escassas, os clientes tendem a querer resolver tudo em um único lugar.   Estude a possibilidade de oferecer itens, como cartões presente ou recarga de celular em seu ponto de venda, isso aumenta o ticket médio e a recorrência de seus clientes.

Invista nas vendas online e delivery

As redes sociais nunca foram tão importantes para conectar pessoas e negócios. Se você não tem loja online, que tal enviar por whatsapp para seu mailing de clientes as ofertas da semana? Mas é imprescindível deixar alguém responsável por ficar online para atender e responder as dúvidas e pedidos.

Não esqueça também de manter atualizada suas páginas no Facebook e Instagram.

Garanta que o atendimento seja excelente

Se antes um ótimo atendimento já era muito importante para fechar negócio, tornou-se mais importante ainda em um momento em que as pessoas estão menos propensas a comprar. Invista em capacitação para vendedores, campanhas de incentivo e ações de monitoramento, como cliente oculto. E, é claro, não deixe de comunicar a importância da excelência no atendimento para seus funcionários, mostrando o papel deles no negócio.

Aproveite o feedback dos clientes

Mais do que nunca, neste momento, você precisa estar próximo e saber o que pensam seus clientes. Previna-se contra qualquer mudança de comportamento que possa existir por redução de poder de compra ou insegurança em relação a gastar dinheiro. Utilize pesquisas de opinião no ponto de venda, por telefone ou e-mail. Você pode descobrir informações importantes sobre intenção de compra e expectativas em relação aos seus produtos, além de validar tendências e novas coleções.

Você tem alguma outra estratégia para aumentar as vendas do varejo em tempos de crise? Compartilhe com a gente!

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