Festas de fim de ano: saiba como preparar sua loja estrategicamente

As festas de fim de ano são, tradicionalmente, uma época de muitas vendas para o varejo. É um período para presentear família, amigos e colegas de trabalho, seja pessoalmente ou por meio de amigo oculto. Mas para poder aproveitar essa oportunidade de ouro, é preciso que seu estabelecimento faça um bom planejamento estratégico.

Separamos, no artigo de hoje, algumas dicas para que sua loja se destaque da concorrência. Vamos lá?

Crie um calendário para o seu plano

Qualquer planejamento, para que seja bem executado, precisa de um calendário de execução consistente, para garantir a antecedência necessária das ações e o consequente sucesso do plano.

Uma boa dica é, a partir do seu planejamento, criar um checklist de ações e organizá-las de acordo com o calendário, ou seja, por ordem cronológica. E lembre-se de sempre ter uma margem de segurança para possíveis atrasos, principalmente quando é preciso contar com entregas e serviços terceirizados.

Faça uma previsão realista

Na hora de planejar a compra do seu estoque ou dos materiais necessários para suas promoções para as festas de fim de ano, é preciso saber qual a margem de crescimento esperada de vendas. Você pode estudar a partir de informações do mercado ou mesmo — quando possível — observar os seus históricos de venda no período.

Esteja preparado para atender à clientela, mas dentro das possibilidades. Não adianta se animar e comprar mais estoque do que será possível vender. Ou produzir mais material do que você seja capaz de divulgar. Por isso, seja otimista, mas, mais do que tudo, seja realista.

Lembre-se de que você também pode investir um em mix diferenciado de produtos e oferecer itens de investimento baixo e que não comprometam espaço no estoque, como um cartão vale presente.

Defina as ações e promoções

Já sabe o que você vai fazer? É preciso definir com minúcia cada produto ou serviço que receberá maior atenção durante as festas de fim de ano. Isso vai ajudar a saber quais as prioridades de venda da sua equipe e, também, o que vai merecer maior destaque na divulgação (online e gráfica).

Definir produtos e promoções com antecedência também ajuda a sua equipe a ter mais tempo para saber os diferenciais e melhorar a qualidade do atendimento ao cliente nos momentos de maior movimento.

Treine a sua equipe

E por falar em qualidade de atendimento, não esqueça de treinar as suas equipes de vendas e atendimento. É importante elas estarem a par das informações referentes aos produtos e serviços especiais, fora estarem mais atentos ao movimento maior, para não deixarem cair a qualidade no atendimento.

Aproveite para conquistar e fidelizar a clientela

E que tal aproveitar o movimento maior durante as festas de fim de ano para conseguir conquistar clientes e fidelizar a sua base atual? Lembre-se de que essa é uma oportunidade de ouro para também garantir um maior movimento nas épocas de baixo rendimento.

Você pode aproveitar para dar um gás na sua listagem de contatos de e-mail para enviar cupons de desconto, para conseguir mais assinantes para a sua newsletter ou curtidas para suas redes sociais.

E agora que você já sabe como aproveitar as festas de fim de ano para vender mais, aproveite o mês de novembro para colocar sua estratégia em prática! E para receber artigos e novidades, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

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