5 técnicas para ouvir o cliente e melhorar as chances de vendas

 

Oferecer produtos e serviços de qualidade é fundamental para empresas, independentemente do seu porte. Contudo, apenas bons produtos não são o suficiente para garantir a preferência do cliente. O relacionamento entre consumidor e marca é cada vez mais importante, sendo assim, a comunicação é essencial.

Para que esse processo aconteça de forma eficiente é preciso usar boas técnicas para ouvir o cliente. Dessa forma, será possível conhecê-lo de forma mais profunda e completa e, com isso, adquirir informações importantes para saber o que está ou não sendo bem-feito e o que deve ser aperfeiçoado.

Embora tal tarefa pareça simples, muitas empresas negligenciam essa atividade e acabam pagando o preço quando perdem clientes para a concorrência.

Para sua empresa não incorrer nesse erro preparamos este post. Vamos falar o porquê é necessário saber ouvir o cliente e abordaremos 5 técnicas para sua empresa saber ouvir melhor. Acompanhe!

Entendendo o cliente

Para compreender o porquê é importante escutar e compreender as considerações dos clientes, precisamos salientar a relevância que o relacionamento entre vendedores e consumidores adquiriu nos últimos anos.

Atualmente, é muito mais difícil prender a atenção dos consumidores. Além da grande concorrência entre marcas, as interações online e seus estímulos superficiais e imediatistas têm feito os clientes mais exigentes pela expectativa que criam antes de realizar uma compra.

Isso quer dizer que os clientes, na maioria das vezes, antes de realizar uma compra pesquisam intensamente até se identificarem com a marca e com o produto ofertado. Ou seja, eles estabelecem uma relação de encantamento com a marca.

Logo, para que uma empresa tenha sucesso na criação de uma relação como essa, é preciso que ele conheça bem o perfil do seu público, para saber como abordá-lo e o que oferecer.

Além disso, ouvir o que os clientes têm a dizer sobre a sua marca, o atendimento, a qualidade dos produtos e sua impressão sobre os concorrentes ajuda muito a entender quais são as mudanças necessárias e como otimizar suas estratégias para vender mais e fidelizar os clientes.

Veja então algumas dicas de técnicas para melhorar essa troca de informações.

Técnicas para ouvir o cliente

1. Treine sua equipe

Para fazer com que os clientes se sintam à vontade para se manifestar, é  preciso que todos os funcionários que de alguma forma participam do atendimento estejam cientes da sua importância.

Por isso, treinamentos em equipe são fundamentais para alinhar o padrão do atendimento. Os treinamentos vão orientar a equipe quanto às formas adequadas de ouvir o cliente, como demonstrar interesse no que ele fala e  não interromper a fala.

Além de garantir o padrão de atendimento, os treinamentos vão capacitar a equipe a coletar e administrar as informações fornecidas pelos clientes e fazer com que elas cheguem à gerência, que estarão preparados para interpretação dessas informações e avaliação.

2. Diversifique os canais de comunicação

Ter canais apropriados para colher as impressões e opiniões dos clientes, facilita muito o fluxo de informações e incentiva o cliente a falar o que realmente pensa.

Esses canais podem envolver as redes sociais, sua página oficial na internet, uma conta de e-mail, uma linha telefônica, atendimento na loja física ou até mesmo por meio de questionários pós-compra.

As redes sociais são uma forma de estabelecer uma relação ainda mais próxima com o cliente. Em algumas redes, a facilidade de captar impressões pela espontaneidade das interações ajuda muito a obter boas informações.

3. Preocupe-se com o ambiente de interação

Pode parecer bobagem, mas o ambiente é essencial para que os clientes se sintam à vontade e bem atendidos. Tanto nas lojas físicas quanto nos ambientes digitais a sensação do consumidor ao interagir é essencial.

O cliente não ficará muito tempo em uma loja onde o clima é ruim ou não se sentiu acolhido, diminuindo as chances dos vendedores apresentarem produtos e vender. E nas páginas da web, se as informações são confusas ou difíceis de encontrar, com certeza não se esforçará para procurar pelas informações e logo deixará a página interrompendo a interação.

4. Dê feedback

Quando a empresa se propõe a ouvir mais os clientes é essencial que ela também se prepare para dar respostas e feedbacks. Afinal, nenhum cliente ficará feliz se ele tiver a impressão de que sua opinião foi ignorada.

Desse modo, nunca deixe de responder a uma interação, seja ela positiva ou negativa. A resposta pode ser uma mensagem, um e-mail, um desconto, um presente etc. Existem muitas formas de dar feedbacks e quanto mais personalizadas as respostas maiores as chances do cliente ficar satisfeito.

Lembre-se que a grande maioria dos clientes insatisfeitos preferem não formalizar uma queixa. Deve-se aproveitar cada queixa e explorá-la ao máximo para compreender melhor o problema ocorrido e corrigi-lo o mais rápido possível.

5. Realize pesquisas

As técnicas para ouvir o cliente não envolvem somente questionar sua experiência com a empresa e estar disposto a respondê-las, pois muitas questões não serão resolvidas apenas com este feedback. Por isso, para entender melhor o comportamento deles e, consequentemente, atendê-los melhor, é preciso realizar pesquisas.

Você pode realizar várias pesquisas, como as pesquisas de mercado, de concorrentes, de satisfação, entre muitas outras.

As de mercado ajudarão a apontar tendências e prever o comportamento de clientes.

Pesquisar seus concorrentes pode ajudar servindo como exemplo do que se deve ou não fazer: estratégias a se adotar, públicos dos quais se aproximar ou evitar e novas tecnologias e produtos nos quais investir.

Por fim, as pesquisas de satisfação vão apontar os pontos fortes e fracos dos produtos, serviços e estratégias utilizados.

Ou seja, informação importa muito e pode te ajudar a otimizar estratégias e maximizar lucros.

Toda empresa deve se preocupar em obter informações qualificadas, principalmente dos clientes. Não só dos atuais, como também dos potenciais clientes e dos que foram perdidos.

Lidar com perfis diferentes vai ajudar a entender o que poderia ter sido feito ou o que ainda pode ser feito para garantir aquele cliente.

Além das técnicas para ouvir o cliente existem muitas outras formas de aproximá-lo da sua empresa e aumentar o lucro do negócio, otimizando o trabalho de diversas áreas. Para saber mais, siga a epay no Facebook e no LinkedIn e acompanhe todos os nossos conteúdos!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"