Como migrar uma loja para o ambiente digital?

Com a chegada de novas tecnologias, está cada dia mais fácil migrar uma loja para o ambiente digital e, consequentemente, conquistar clientes fiéis

Afinal, na internet você tem várias vantagens: pode vender seu produto para todo o país (e até para o mundo), tem a viabilidade de começar aos poucos (lançando um site pequeno e aumentando com o crescimento das vendas), e de iniciar a operação com o orçamento enxuto.

A migração para o ambiente virtual se tornou uma tendência incontornável, mas, calma! Não faça essa mudança de uma hora para outra. Antes disso, é importante se preparar para garantir o sucesso. E o caminho para isso, é entender como funciona o mundo digital e o comportamento de seus consumidores.

A seguir, vamos explicar o que é o marketing digital e de que formas ele pode ajudar você a conquistar clientes. Além disso, daremos dicas valiosas para implementar a migração para o ambiente digital de forma segura e bem sucedida. Confira!

Afinal, o que é marketing digital?

O marketing digital é um conceito que pode ser resumido em uma frase simples: promoção de produtos ou marcas nos meios digitais.

Na prática, essa modalidade de marketing é tudo aquilo que você faz para promover seu negócio nas redes sociais, em veículos de comunicação online, no seu próprio site e em muitas outras ferramentas. As estratégias mais utilizadas no marketing digital são:

  • produção de conteúdo, com blogs, ebooks, vídeos explicativos e webinários que atraem clientes com assuntos relevantes;
  • anúncios em redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram. Nesse caso, os valores são flexíveis e você pode segmentar bem o público-alvo;
  • e-mail marketing é uma ótima opção para manter o interesse de seus clientes ao enviar mensagens periódicas para os usuários;
  • promoções relâmpagos são excelentes para atrair novos olhares no mundo digital. Elas se propagam rapidamente pelas redes sociais.

Quais as vantagens do marketing digital?

O marketing digital oferece várias possibilidades, e o ideal é que você faça uma gestão integrada entre elas, maximizando os resultados. A estratégia apresenta diversas vantagens, se comparada ao marketing tradicional.

Entre essas vantagens, está o preço flexível, já que você pode começar campanhas nas redes sociais investindo pouco, além de delimitar o seu público alvo com precisão (gênero, idade, região geográfica, etc), e sempre aproveitar o engajamento de seus clientes.

O “boca a boca” na internet funciona bem. Basta um compartilhamento de algum cliente satisfeito e seu produto já é visualizado por milhares de pessoas.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa e que precisa fazer parte do seu processo de migração. Se o marketing é a alma do negócio no mundo físico, ele também é no mundo virtual. Tenha certeza disso!

Como posso migrar uma loja para o ambiente digital?

Migrar seu negócio da loja física para digital é uma missão extremamente importante e que pode garantir o futuro e o sucesso da empresa. Colocar essa mudança na prática, porém, não é tão simples assim.

Seguir o caminho digital exige planejamento, força de vontade e muita capacidade de execução. Mas fique tranquilo! Nesta seção do artigo, vamos dar algumas dicas valiosas que vão deixar o trabalho muito mais simples e aumentar suas chances de acerto. Acompanhe!

Adquira a tecnologia certa

O sucesso no ambiente digital está intimamente ligado à tecnologia certa. A ideia é você fazer uma pesquisa ampla para entender quais as melhores ferramentas que vão servir sua empresa nessa nova fase. Se você for montar um e-commerce, é preciso avaliar se é melhor desenvolver a própria plataforma ou comprar a licença de um sistema já pronto.

Além disso, é preciso avaliar outros fatores como gateways de pagamento, servidor web e ferramentas para suporte. Ficou confuso em meio a tantas tarefas? Há solução para isso também.

Uma sugestão interessante é a contratação de algum consultor especializado em TI. Ele poderá colocar você no caminho certo para escolher as melhores tecnologias.

Monte um time competente

Tecnologias não servem de nada se não forem utilizadas da maneira correta por pessoas competentes e profissionais qualificados. Por isso, o grande vetor que confirmará o sucesso da sua migração do físico para o digital é a capacidade da equipe.

Não economize tempo nem recursos financeiros nessa tarefa. Lembre-se que o mundo digital exige competências muito diferentes do mundo físico. Diante dessa realidade, contrate pessoas experientes em atendimento online, em user experience, suporte eletrônico e, claro, marketing digital. Esse conjunto de profissionais vai colocar você em vantagem frente aos concorrentes.

Invista em marketing digital

Como citado anteriormente, o marketing digital é uma estratégia fundamental e que não pode ficar de fora no processo de migração. Uma das grandes vantagens de um negócio digital é a facilidade para divulga-lo.

Com valores flexíveis e que podem ser moldados dentro do seu orçamento, é possível fazer campanhas matadoras em redes sociais, blogs e outros veículos online. Em um ambiente competitivo como o do varejo e em tempos de crise, divulgar na internet é uma ação indispensável.

Aprimore a logística e o estoque

A logística e o estoque são pontos nevrálgicos para qualquer negócio online que venda produtos físicos. É preciso que o seu sistema de vendas esteja integrado ao sistema de gestão de estoques.

Dessa forma, você evita erros no site e melhora a experiência de compra. Afinal, ninguém gosta de adquirir um produto e depois de pagar descobrir que o estoque acabou, não é mesmo? Evite esse problema e garanta uma integração perfeita entre a interface de venda e o estoque da empresa.

Acompanhe o desempenho da loja virtual

As ferramentas de e-commerce permitem que você acompanhe de perto, e em tempo real, tudo o que acontece na loja. Aproveite essa vantagem. Analise relatórios e métricas sobre quantas visitas o seu site recebe por dia, quantos visitantes se convertem em compradores, como esses clientes chegaram até o seu e-commerce e, claro, quais os produtos mais e menos vendidos.

Essa riqueza de dados permite que os gestores tomem decisões mais assertivas e sempre guiadas por informações concretas para atrair cada vez mais clientes. É uma grande vantagem frente ao varejo físico.

Agora que você entende como migrar uma loja para o ambiente digital, pode se planejar e se preparar para tudo. Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber nossos conteúdos em primeira mão!

Ficou com alguma dúvida sobre como migrar uma loja para o ambiente digital? Faça um comentário abaixo com a sua pergunta! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.