Quais são as ferramentas essenciais para fidelização de clientes?

O uso de ferramentas para fidelização de clientes é uma necessidade fundamental para as empresas que buscam melhorar o relacionamento com o consumidor e potencializar o resultado das vendas, principalmente nos dias atuais.

Hoje, a sociedade está muito mais informada, conectada, exigente e seletiva. Para acompanhar essas mudanças e fazer com que o cliente volte outras vezes na sua loja, é preciso se manter atualizado com soluções práticas e inovadoras para encantá-lo.

Sabendo disso, nós listamos algumas das principais ferramentas para você fidelizar o seu público. Acompanhe:

Sistema de CRM – Customer Relationship Management

Para gerenciar as informações de toda a sua base de clientes, é preciso a ajuda de um software de CRM (Customer Relationship Management), em português gestão de Relacionamento do Cliente. Com ele é possível criar campanhas personalizadas, voltadas para um público específico.

Por exemplo, o programa permite segmentar o seu público de acordo com o objetivo da campanha: enviar um e-mail para as mulheres, para todos os clientes acima de 40 anos, para os aniversariantes do dia, para aqueles que acessaram o site e não concluíram a compra, enfim, as possibilidades são muitas.

E-mail marketing

O e-mail ainda é uma das ferramentas mais poderosas de marketing, além de ser rápido, barato e eficiente. Segundo uma pesquisa da Cultura Colaborativa, 58% dos brasileiros acessam a caixa de entrada imediatamente após receber uma notificação.

No entanto, essa ferramenta não faz milagre sozinha. É preciso saber utilizá-la de forma correta. É essencial enviar conteúdo que seja de interesse do seu público, com dicas, artigos, vídeos, além de novidades e tendências relacionadas ao seu nicho de mercado. O consumidor de hoje está sedento por informação, saiba aproveitar.

Estratégias de remarketing

A técnica de remarketing permite exibir um determinado anúncio repetidas vezes com base naquilo que o cliente demonstrou interesse quando clicou em um link. O Google Adwords dispõe de duas opções: rede de pesquisa (páginas de respostas para pesquisas no buscador) e rede de display (inúmeros sites, blogs e redes sociais).

O Facebook também oferece serviço de remarketing por meio dos anúncios pagos. Basta inserir o código do pixel fornecido nas páginas desejadas do site para capturar dados dos visitantes e, em seguida, veicular os anúncios personalizados para que essas pessoas continuem acompanhando a sua audiência ou adquira um produto ou serviço.

Cartão para fidelização de clientes

Os programas de fidelidade buscam proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor e o resultado é sempre positivo, pois o cliente volta a comprar motivado pelo atendimento e por conta das vantagens que o cartão fidelidade oferece.

A criatividade do tipo da campanha precisa levar em consideração os objetivos da empresa. A variedade de utilização do cartão é bem abrangente: descontos especiais na segunda compra, programas de acúmulos de pontos que são negociados posteriormente por meio de trocas ou descontos, entre outras vantagens proporcionais na frequência de compras.

Trabalhar para conquistar a fidelização de clientes é a peça-chave para uma estratégia que visa superar as expectativas do consumidor e fazer a sua empresa se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre soluções inteligentes para o seu negócio? Assine gratuitamente a nossa newsletter para receber outros artigos diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.