Saiba como aproveitar melhor o frente de caixa da sua loja para vender mais

Muitas pessoas acham que o frente de caixa da sua loja é apenas o espaço para que as os clientes efetuem o pagamento das suas compras. A questão é que é um ambiente que também pode ser aproveitado para impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

Para saber como organizar esse espaço e escolher os itens certos para oferecer, que tal conferir nossas preciosas dicas no artigo de hoje?

Frente de caixa: importante aliado nas vendas

O primeiro passo para aproveitar melhor o frente de caixa do seu estabelecimento é reconhecer o seu potencial. Isso significa observar o posicionamento e o espaço, levando em consideração as necessidades de trabalho do profissional à frente do espaço.

Uma outra questão interessante é pesquisar quais os itens da sua loja que poderiam receber mais atenção da clientela se estivessem nesse espaço. Aproveite para expor as miudezas (chaveiros, miniaturas) e ao mesmo tempo garantir um controle maior contra perdas e furtos desse tipo de material, já que o caixa costuma contar com um funcionário exclusivo.

Inclusive, há estabelecimentos que colocam uma vitrine de exposição nesse local, que atrai os olhares, desperta o desejo ou necessidade de compra, mas garantindo a segurança dos produtos expostos.

A importância do visual

Só que não adianta apenas pegar esses produtos e entupir o caixa com eles. Para poder vender mais e melhor, é preciso atenção ao visual, para não transformar a comunicação em poluição.

Uma dica preciosa para esse espaço é aplicar aqui as regras que você já adota na vitrine da loja, como:

Definição do mix de produtos

Selecione itens que estejam relacionados para áreas específicas. Por exemplo: canetas, lápis, lapiseiras, borrachas, apontadores são todos usados para escrever e podem estar no mesmo espaço. Você pode, ainda, aproveitar para criar kits promocionais que ajudem na venda de mais de um produto.

Se pegarmos o exemplo acima, poderíamos criar um kit com caneta, lápis, borracha com um preço diferenciado e, ainda criar um outro incluindo um bloquinho, já dentro de um mesmo pacote.

Aproveite datas especiais e comemorativas

Seu frente de caixa pode ser uma pequena vitrine com as tendências e produtos “quentes” para ocasiões especiais. Você pode montar indicações para amigos secretos de fim de ano (por faixa de preço), indicar produtos que vão complementar o presente de uma data especial (namorados, pais, mães, crianças). O importante é ajudar o cliente a conseguir o melhor presente.

Aposte na luminotécnica

A palavra parece complicada, mas na realidade é um conceito bem simples: expositores, vitrines e espaços bem iluminados são muito mais atraentes. Valorize os produtos, serviços e promoções expostos com focos de luz bem planejados.

Invista em um atendimento de qualidade

Sua equipe de vendas, além do próprio caixa, também precisam estar a par do que está sendo ofertado no local. Lembre-se de que esses funcionários precisam estar treinados para oferecer e incluir essa venda de última hora com presteza e atenção ao cliente.

A insatisfação, por exemplo, por ter que passar o cartão de novo para incluir a venda de algum item no caixa pode comprometer a fidelização desse cliente.

Promova renovação constante

Mude com as estações, com os novos produtos, as datas e a sazonalidade. Não apenas os produtos expostos, mas também os avisos de promoções. Cartazes desbotam, amassam e rasgam, estantes acumulam poeira e o olhar acaba se acostumando e ignorando o que nunca muda.

Por isso, inclua faxina e reorganização periódicas no frente de caixa da sua loja. Eles vão ajudar a sempre atrair olhares dos clientes que retornam ao estabelecimento e, com isso, aumentar a venda do que está nesse espaço.

Estimule as compras por impulso

Você, provavelmente, já ouviu falar nas compras por impulso. Inclusive, naqueles cases clássicos dos supermercados colocando balas, guloseimas e revistas junto ao caixa. O que você precisa ter em mente é que seu estabelecimento pode (e deve!) usar o frente de caixa para estimular esse tipo de compra por parte dos seus clientes.

Para tanto, vale pesquisar quais os itens oferecidos (e que podem ser incluídos) nesse setor que estejam no conceito “compra por impulso”. Podem ser chaveiros, balas, cartões pré-pagos (aqueles para usar no Google Play, Netflix, Facebook), serviços de garantia estendida, kits promocionais e até mesmo cartões presente (voltaremos a ele adiante).

O importante é criar um ambiente propício ao consumo, ou seja, aproveitar da situação, do perfil do cliente e do mix de produtos, para oferecer o item certo na hora exata. Vale lembrar que o preço do que é oferecido aqui é de extrema importância, já que a compra por impulso deve ser algo que nunca pode comprometer o orçamento. Portanto, prefira itens de valor mais baixo para o seu público-alvo.

Oferecer produtos diferentes

Agora, já que você quer aproveitar o frente de caixa da sua loja para vender mais, você precisa também considerar pensar fora do convencional. Atraia a atenção do cliente com ofertas diferenciadas!

Aqui é um ótimo espaço para oferecer soluções como um cartão presente, bem como expor cartões para seus programas de fidelidade e promoções para conseguir um desconto para a próxima compra. Esses são itens que costumam ocupar pouco espaço físico, mas que podem render bastante para o seu estabelecimento.

Cartões presente, aliás, estão começando a conquistar a clientela brasileira, que já percebeu a enorme facilidade de presentear, garantindo a liberdade de escolha do presenteado. Sem trocas, sem mal-entendidos, sem estresse.

Costumam ser maravilhosas saídas para os amigos-ocultos de final de ano da empresa e podem, inclusive, ter diferentes faixas de preço para atender a todos os bolsos. E, quando bem trabalhados com a equipe de vendas, costumam garantir um valor maior do que o adquirido no vale e a oportunidade de conquistar um cliente para o seu negócio. Vale a pena conhecer e testar!

E agora que você já aprendeu como turbinar as vendas no frente de caixa da sua loja, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Dessa forma, você ajuda outros amigos e colegas lojistas a também perceber as maravilhas desse espaço no PDV!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"