Saiba como escolher os fornecedores certos para sua loja

Trabalhar no varejo requer muita agilidade quando o assunto é o fluxo de mercadorias, tanto a compra como venda. Dependendo do ramo de atividade da loja, é preciso ficar antenado com as tendências, as preferências populares e também com as novidades trazidas pelos fornecedores.

Em relação às parcerias de negócio e fornecimento de mercadorias, é sempre bom ressaltar que escolher os fornecedores não é uma tarefa simples, capaz de ser feita da noite para o dia sem o devido estudo e cuidado.

Firmar acordos de fornecimento exige que os gestores estejam preparados para a negociação, e neste momento é fundamental ter em mente algumas dicas para escolher os fornecedores certos.

Confira, neste post, algumas orientações para selecionar os melhores parceiros de negócio!

Procure por fornecedores certificados e recomendados

A primeira dica é simples: não escolha às cegas. Mesmo que se trate de um novo player do mercado, vale procurar por certificações de qualidade ou meios que atestem a boa execução dos serviços de fornecimento.

Para conseguir medir a qualidade do fornecedor, o lojista pode pedir um portfólio ou entrar em contato com algumas empresas que já tenham mantido algum tipo de relação de compra e venda com a empresa. Caso não haja mais uma parceria entre o fornecedor e a empresa consultada, tente descobrir o porquê de tal rompimento.

No momento da avaliação dos serviços, peça também por algumas amostras que possibilitem aferir a qualidade dos produtos vendidos pela empresa. Em casos de empresas nas quais o produto vendido pelo fornecedor impacta de forma direta na atividade da empresa, este cuidado deve ser redobrado.

Saiba o tempo de atividade

Complementar à questão da qualidade, está o tempo de atividade no mercado. Não que seja impossível para um mau fornecedor se manter no mercado, mas empresas que atuam há muito tempo no mesmo ramo tendem a ter mais expertise nas relações com clientes e no cumprimento de prazos, além de serem as melhores para conseguir recomendações, afinal, são anos de atividade.

Confira se ele cumpre prazos

Infelizmente, nem todas as características de um fornecedor podem ser descobertas com certificados. Quando o assunto é a pontualidade na entrega e o cumprimento dos prazos, um simples atraso pode significar perdas significativas.

Fornecedores devem trabalhar de forma a sempre respeitar prazos. Para não ter dores de cabeça constantes, avalie qual foi a forma como o fornecedor lidou com o prazo estipulado por você.

Se o prazo for apertado, fica ainda mais fácil ver quem consegue ou não atender à sua demanda. Não feche as portas para sempre, pois os fornecedores podem melhorar seus processos, porém, fique atento à frequência de atrasos ou quantidade de vezes em que houve problemas.

Tenha clareza na comunicação e nos contratos

Ninguém gosta de ser enrolado ou sentir que há alguma dificuldade de comunicação entre a loja e o fornecedor. Para evitar desgastes, preste atenção na clareza das informações passadas a você, principalmente em relação à cotações e minutas de contrato. Se a empresa não consegue comunicar sua verdadeira intenção e modo de operar, talvez seja melhor encontrar outro fornecedor.

Avalie o preço cobrado

Por fim, mas não menos importante, está a questão dos valores. Desconfie de quem cobra muito barato e de quem cobra muito caro também. No primeiro caso, o preço abaixo do mercado pode significar desde um golpe até a utilização de matérias primas de baixa qualidade.

No caso dos preços nas alturas, nem sempre altas cifras se traduzem em qualidade. O mercado possui uma média de preço que é respeitada pela maioria das empresas, por isso, desconfie de desvios muito acentuados neste padrão.

Acima de tudo é importante ressaltar que o preço de compra afeta muito a saúde financeira e o caixa da empresa, mas nem sempre optar pelo mais barato vai ser algo inteligente.

Essas são algumas dicas para escolher os fornecedores ideais para o seu negócio. Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências na hora de escolher o melhor fornecedor!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"