4 soluções para o varejo que valem o investimento!

Estar em busca de novas soluções para o varejo é tarefa diária para gestores. Inovar é o que garante a sobrevivência e crescimento das empresas, por isso é fundamental estar atento as novas tendências e até mesmo a reinvenção de práticas já conhecidas.

Pensando nisto, separamos 4 soluções que vale a pena você conhecer ou repensar para o varejo. 

1 – Investir em tecnologia

Você já possui um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning)? Estes sistemas permitem que você acompanhe todas as etapas do negócio, desde as compras de produto até a análise contábil, passando por faturamento de notas, controle de estoque e contas a receber. Utilizando um software para loja como este, você consegue prever demandas, otimizar o tempo dos funcionários e controlar os valores que tem a receber. Certamente, é um passo obrigatório para qualquer operação de varejo.

2 – Apostar em novos serviços

Você está inovando nos produtos que oferece aos seus clientes? Empresas que mantêm o mesmo portfólio quando o volume de vendas está diminuindo, tendem a caminhar cada vez mais ao encontro da recessão.

Grandes redes já têm investido em diversas soluções para o varejo, evitando começar esta jornada. Neste cenário, uma iniciativa que está obtendo sucesso é o cartão presente. Os modelos atuais permitem ao varejista um acompanhamento detalhado das vendas de cartões e sua utilização, mantendo uma ótima gestão dos valores a receber.

Mas como as empresas estão utilizando um cartão presente? Existem duas formas principais: a primeira, mais tradicional, é da própria marca e tem foco em fidelização e aumento de ticket médio. A segunda, mais recente, oferece serviços de terceiros (como games, aplicativos e softwares), aumentando o mix de produtos das lojas e atraindo novos consumidores.

3 – Reinventar sua força de vendas

Uma vez que as inovações chegam aos sistemas e mix de produtos das lojas, devem entrar em ação também a força de vendas. Os funcionários precisam estar atualizados e engajados para garantir que as vendas se concretizem.

Para isso, o segredo é investir em capacitação e treinamento, tanto param melhoria de atendimento, quanto para utilização plena dos sistemas utilizados. Equipe engajada e com boas ferramentas é certamente um importante passo para estar à frente da concorrência!

4 – Saber o que o seu cliente quer

De nada adianta investir em novas soluções se você ignorar o que o seu público-alvo realmente quer. Em tempos de crise, conhecer o que é essencial para o consumidor garante inteligência para os negócios e, principalmente, economia.

Invista em ferramentas de pesquisa que possam ser facilmente aplicadas para sua base de cadastros e, até mesmo, dentro do ponto de venda. Para este último caso, vale a pena conhecer a metodologia NPS (métrica que mensura a satisfação do cliente com o seu empreendimento), que tem sido muito utilizada no varejo.

Você já investe nessas soluções para o varejo? Elas podem partir de um simples formulário de pesquisa, até um sofisticado software para loja: o importante é você estar atento ao que existe no mercado para otimizar custos, fidelizar clientes e, mais importante, gerar novas vendas! Aposte em diferentes tecnologias e garanta sucesso mesmo em tempos difíceis.

Quer ficar por dentro de conteúdos sobre como melhorar resultados no varejo em tempos de crise? Assine nossa newsletter e receba informações exclusivas!

Para saber um pouco mais sobre assuntos relacionados às melhores práticas de mercado na gestão de empresas, dicas, ferramentas e metodologias, siga-nos em nossa página no Facebook e também no LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"