4 dicas para mudar o layout da loja e vender mais

O índice de competitividade no comércio varejista cresce exponencialmente todos os anos e, consequentemente, cada vez mais estratégias para atrair e prospectar novos clientes são criadas pelos gestores das empresas, com o intuito de aumentar as vendas.

Diversificar por meio do mix de produtos, diferenciar-se pela qualidade do atendimento, oferecer um produto que se destaca no mercado e ofertar bons preços já são consideradas obrigações básicas para garantir a sobrevivência do negócio.

Entretanto, existem formas de tornar o estabelecimento comercial mais atraente aos olhos dos consumidores, fazendo pequenas adaptações que podem surtir grandes efeitos nos resultados. Estamos nos referindo à identidade visual da empresa. Continue a leitura para conferir algumas dicas úteis para mudar o layout da loja e vender mais!

1. Organize o espaço estrategicamente

Como em qualquer negócio, é comum que em sua loja existam os itens que têm mais saída, os que têm saída média e aqueles que vendem com menos frequência, correto?

Você pode aproveitar esse aspecto a favor de seu negócio, organizando o espaço físico do estabelecimento de forma estratégica.

Considere ocupar mais espaço do interior com os produtos que vendem mais, afinal, é coerente que se uma mercadoria representa 30% das vendas, por exemplo, ela também ocupe 30% da área de exposição, não é verdade?

Itens que geram mais lucratividade para o negócio, por terem um número maior de vendas, devem ocupar os espaços mais nobres e de melhor destaque.

2. Saiba usar as cores da identidade da loja

A escolha das cores que devem compor tanto o exterior do estabelecimento quanto a decoração da loja não pode ser feita ao acaso. É preciso que elas sejam pertinentes à identidade visual da empresa.

Em geral, as cores usadas, seja nos detalhes do espaço físico, seja no e-commerce, seja até mesmo nos uniformes dos colaboradores, fazem referência às cores do logotipo.

Lembrando que é preciso priorizar a harmonia entre os tons. Por exemplo, evite o contraste de tonalidades muito fortes. Além disso, tenha sempre em mente a expressão “menos é mais” e evite excessos.

3. Aposte no poder da iluminação

Quando você fizer alterações no layout da loja, considere utilizar a iluminação como forma de agregar valor não somente ao espaço interno, mas também às suas mercadorias, seja qual for o segmento de atuação de sua empresa.

Por exemplo, as luzes incandescentes são muitos utilizadas para valorizar alimentos por causa do seu tom levemente amarelado. Enquanto luzes frias, geralmente, são utilizadas em comércios que vendem produtos da área da saúde.

Além disso, é possível posicionar as luminárias de modo a realçar detalhes específicos de seus produtos. Não é incomum nos depararmos com esse tipo de estratégia em lojas de roupas, calçados e acessórios.

4. Considere o potencial da vitrine

A vitrine é simplesmente o cartão de apresentação da loja, pois tem o intuito de apresentar o que o comércio tem de melhor a oferecer aos clientes que passam na rua. Isso significa que a vitrine tem apenas alguns segundos para convencer o consumidor de que vale a pena entrar no estabelecimento, porque ali existem produtos de seu interesse.

Mas essa tarefa não é simples e é preciso ter criatividade e bom senso na hora de montar sua vitrine. Para se ter uma ideia, existem profissionais contratados especificamente para executar essa tarefa nas empresas, principalmente no setor varejista.

Vale ressaltar, ainda, que a vitrine precisa ser renovada ao menos uma vez por semana e, se possível, de forma temática. Caso existam itens em oferta, é preciso deixar isso bem claro para o pedestre por meio de placas e cartazes criativos.

Datas comemorativas e feriados também devem influenciar a composição da vitrine. Na verdade, todo o layout da loja deve se adaptar ao momento em que o comércio se encontra. Portanto, mantenha-se sempre atualizado aos acontecimentos do seu setor de atuação para acompanhar as tendências de consumo do seu público-alvo.

Gostou das nossas dicas para mudar o layout da loja e aumentar suas vendas? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar mais novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"