5 dicas para vender mais com a volta às aulas

As empresas que comercializam produtos de papelaria dispõem de uma série de estratégias para incrementar as vendas e sair na frente da concorrência. O período de volta às aulas, por ser um dos mais aquecidos desse setor, deve ser muito bem aproveitado para atingir bons resultados.

Apesar de diferentes tipos de negócios usarem métodos variados, estas 5 valiosas dicas podem ser aplicadas independentemente das especificidades de seu comércio. Confira:

1. Ofereça diferentes incentivos

Uma estratégia a ser considerada é oferecer descontos e incentivos durante os períodos de volta às aulas. Elas devem ser diferentes em relação aos dias normais.

É indicado incluir:

  • Vendas surpresa por tempo determinado;

  • Eventos de grandes descontos nos dias imediatamente anteriores ao retorno dos estudantes às escolas;

  • Ou até mesmo amostras gratuitas de produtos de baixo custo.

Além disso, considere oferecer descontos, reembolso ou outros incentivos como parte de um programa de fidelidade para clientes que compram produtos repetidamente; ou um programa de referência para clientes que regularmente encaminham outros para o seu negócio.

Afinal, a intenção é que aqueles compradores captados neste período voltem à loja durante o resto do ano, não é mesmo?

2. Impacte os estudantes nas redes sociais

Crianças e jovens de todas as idades são grandes influenciadores de compras — comprando por conta própria ou tentando convencer os pais de que eles realmente precisam daquela mochila nova.

Seja criativo! Se você é varejista, por exemplo, que tal promover um concurso no Instagram no qual os seguidores postem fotos usando alguns de seus produtos para conseguir a chance de ganhar um “kit volta às aulas”?

3. Atraia os professores

Não limite suas promoções para crianças e jovens. Volta às aulas significa que os professores também voltam a trabalhar — eles constituem um grande grupo a atingir com estratégias apropriadas.

Crie uma campanha especialmente destinada a atrair professores. Por exemplo, que tal promover um cartão presente atrelado à quantidade de estudantes que o professor encaminha para a loja?

4. Promova kits personalizados de volta às aulas.

Os consumidores deste segmento adoram, principalmente, duas coisas: preços baixos e promoções especiais. Vá além e ofereça os dois.

Tenha em mente a estrutura familiar de seus clientes (como a quantidade de crianças e suas respectivas idades). Invista em kits familiares com diversos suprimentos ou aqueles tradicionais “leve 2, pague 1”. Aqui, é interessante aplicar a solução de cartão fidelidade, por exemplo. O mais importante é realizar combinações que se adaptem às necessidades do público-alvo.

5. Disponibilize produtos temáticos

A grande maioria das crianças e jovens têm seu personagem de desenho animado, série, história em quadrinhos ou anime preferidos. Portanto, mantenha-se informado sobre as últimas tendências e aposte em produtos licenciados para atender à demanda de seus jovens clientes.

Ter o seu tema favorito estampado no material é sinal de afirmação da identidade de jovens e crianças no contexto escolar. Muito provavelmente, eles “arrastarão” os pais até sua loja se você oferecer esses produtos durante a campanha de volta às aulas.

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