Como diversificar o mix de produtos no varejo sem investir muito

Atualmente, ter um bom preço a oferecer não é o suficiente para o sucesso nas vendas. Do mesmo modo, no que diz respeito à satisfação e retenção dos clientes, tão importante quanto o atendimento é o mix de produtos que um varejo apresenta.

Empresas que possuem um mix muito limitado podem perder em volume de vendas e no retorno de alguns clientes, que buscam outros lugares com maior oferta de itens.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de diversificar o mix de produtos no varejo e como isso pode ser feito sem que, necessariamente, seja preciso investir muito. Confira:

Qual é a importância de diversificar o mix de produtos?

Principalmente no varejo, a variedade do mix de produtos é importante devido a vários fatores. Dentre os principais, podemos citar:

Aumento do ticket de vendas

Além de comprar o necessário, o cliente acaba tendo uma grande variedade de outros itens à disposição. Isso pode fazer com que ele se lembre de algo que precisava comprar ou então decide comprar mais alguma coisa só pelo fato de saber que ela está disponível naquele momento.

Dessa forma, uma das principais vantagens — e importância — da variedade do mix de produtos é elevar o ticket de vendas, que, por consequência, aumenta o faturamento da empresa.

Maior lucratividade

Aumentar o mix de produtos, principalmente com itens que possuem uma boa margem de lucro, contribui para que a lucratividade também seja aumentada.

Aumento da satisfação dos clientes

Oferecer uma grande variedade de produtos — que também possuem preços variados dentro de suas categorias — ajuda a fazer com que eles se sintam cada vez mais satisfeitos com a oferta.

Dessa forma, é bem provável que ele consiga satisfazer suas necessidades de compra no mesmo local, com faixas de preço variadas, contribuindo para a fidelização e retenção desse cliente.

Como diversificar o mix no varejo sem investir muito?

Algumas ações simples, de baixo custo, podem ser adotadas na hora de diversificar o mix de produtos ofertados no seu empreendimento. Veja, a seguir, algumas delas:

Oferta de recarga de celular

A recarga de celular é um serviço bastante procurado — principalmente em razão daquelas que utilizam smartphones e desejam manter o pacote de dados ativos.

Dessa forma, o cliente pode até entrar na sua loja procurando apenas pela recarga de celular a princípio, no entanto, ao ver a quantidade de produtos que você oferece, pode se interessar por algum outro item, aumentando o ticket médio de vendas.

Vale presente

Nesse caso, é possível oferecer o vale presente tanto da marca própria, quanto de conteúdos diversos — com a vantagem de necessitar de baixo investimento para deixar essa estratégia disponível no seu negócio.

Assim como no caso da recarga de celulares, o vale presente pode contribuir com o aumento do ticket de vendas, uma vez que o cliente que vai realizar a troca pode acabar se interessando por outros produtos disponíveis. Além disso, alcança novos clientes, que também podem se interessar e se tornar um cliente da sua loja.

Cupom promocional

A ideia é parecida com a do vale presente. Aumentar o portfólio de produtos e alcançar novos clientes, além de buscar aumentar o ticket médio de vendas da empresa.

Treinamento da equipe de vendedores

Esbanjar um mix de produtos diversificados e bem planejados não adianta de nada se a equipe de vendedores não estiver devidamente preparada para interagir com os clientes.

Contar com colaboradores que não conhecem o perfil da loja, ou que não sabem apresentar os produtos pode fadar o negócio ao fracasso.

Por isso, a empresa deve oferecer treinamentos e capacitações, não somente na fase inicial de admissão do vendedor, mas sempre que houver uma mudança de coleção ou um aumento do mix de produtos.

Adequação às necessidades do cliente

É importante ter em mente que o aumento do mix de produtos no varejo deve levar em consideração as necessidades do cliente, e não a ocupação de espaços nas prateleiras.

Assim sendo, antes de determinar os produtos que serão comercializados, é preciso se assegurar que o preço está bom para os consumidores, e se existe, de fato, demanda para as novas opções de produtos lançadas no mercado.

Parcerias com fornecedores

Qualquer comércio deve ter fornecedores em que possa confiar, e isso é especialmente importante ao se diversificar a oferta de produtos.

Para garantir que o mix de produtos tenha qualidade e não deixe o consumidor a desejar, é preciso investir nas relações com os fornecedores, criando uma relação de genuína parceria.

Com isso, o fabricante ou produtor, em vez de se preocupar apenas com o seu sucesso, estará empenhado no êxito do lojista, tendo em vista a relação “ganha-ganha” que foi estabelecida.

Gestão de estoque

A gestão de estoque, talvez, seja a parte mais difícil quando se fala em diversificar o mix de produtos no varejo.

É importante substituir todos aqueles itens que apresentam pouca saída, que não oferecem muita procura, ou aqueles completamente parados no estoque.

Um bom levantamento é indispensável para identificar quais os produtos e marcas são mais aceitos pelos clientes e, principalmente, quais estão mais alinhados com a filosofia do estabelecimento

Esse último aspecto é muito importante, afinal, não se deve mover esforços a fim de atrair um público que não agregará valor ao negócio.

Ainda quando se trata da gestão de estoque é preciso estar atento aos custos, pois um grande volume de produtos tende a causar um aumento significativo nas despesas da empresa.

É por isso que o equilíbrio é uma palavra-chave, ou seja, a companhia deve evitar ao máximo manter um estoque muito grande por um longo período. O ideal é realizar a análise de quais são os produtos mais vendidos e aqueles cujo lucro não justifica custos envolvidos.

Enfim, como regra, a estratégia básica deve ser a de focar nos produtos de maior aceitação por parte dos consumidores.

Desse modo, além do aumento nas vendas, a tendência é que os clientes certos — atraídos pelos produtos certos — farão mais compras, seduzidos pela gama de produtos já consomem ou que podem passar a consumir.

Como podemos ver, é possível diversificar o mix de produtos do varejo sem que para isso seja necessário investir uma grande quantidade de dinheiro. Além disso, essa ação possui um impacto considerável em termos de faturamento e contribui para que os resultados sejam alavancados.

O que achou desse post? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fique por dentro das soluções que temos a oferecer!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"