Como se prevenir de fraudes e perdas no varejo offline?

A fraude no setor do varejo é configurada por atos enganosos, criminosos, com intuito de lesar a empresa em razão de benefício próprio ou de terceiros. São os roubos de ativos físicos dentro das lojas, os desvios de produtos ou dinheiro ligados a fornecedores e até o roubo de informações.

Infelizmente, as perdas no varejo, por conta de fraudes, estão cada vez mais frequentes no Brasil. Mas já existem meios de minimizar este problema. Por conta disso, no post de hoje, vamos ensinar o que deve ser feito para se prevenir contra fraudes no varejo. Confira:

Conheça as principais fraudes que causam perdas no varejo

As diversas fraudes existentes no setor varejista podem ter conexão com pessoas de fora ou de dentro da empresa.

Veja alguns dos exemplos mais comuns de fraude:

  • autenticações falsas;

  • falsificação de assinaturas;

  • clonagem de cartão;

  • embalagens fechadas com produtos trocados;

  • roubos internos;

  • troca de mercadorias;

  • alterações na transferência ou recebimento de mercadorias;

  • consumo de mercadorias no estoque ou dentro das lojas;

  • registro incorreto de preços de produtos;

  • falta de registro de mercadorias no checkout (utilizando apenas o sistema de consulta de preços);

  • adulteração no inventário periódico.

Conte com em um sistema de gestão confiável

Com todos estes tipos diferentes de fraudes, é preciso focar as estratégias na melhoria do gerenciamento, da organização e do controle de mercadorias. Para isso, utilize sistemas de gestão confiáveis, que possibilitem um controle rígido da entrada e saída de mercadorias, mantendo o estoque organizado e atualizado.

Um bom sistema apontará divergências entre o estoque real e o inventário, tornando muito mais fácil a identificação de furtos, de entradas e saídas incorretas de mercadorias, além de preços em discordância.

Sabendo também que 40% das perdas internas ocorre no momento do checkout, procure investir em ferramentas de gestão que monitorem as operações realizadas nos caixas.

Invista em tecnologia no varejo

A tecnologia tornou-se indispensável na prevenção de fraudes — sobretudo para as grandes empresas, que possuem muitos dados e informações para compilar e analisar. Hoje, o mercado dispõe de soluções estratégicas nesta área, como:

  • cofre inteligente: essa máquina faz a contagem automática de notas, eliminando erros de contagem e desvios de dinheiro das vendas;

  • monitoramento de imagens: trata-se da utilização de câmeras que filmam e gravam imagens dos PDVs. Esse tipo de monitoramento inibe furtos internos, externos e gera mais segurança nos casos de assaltos.

Conte com um banco de dados cadastrais

Os bancos de dados cadastrais, completos e atualizados, auxiliam a prevenir golpes no varejo. Isso porque, na hora de realizar transações, é possível verificar, por meio de ferramentas, os dados pessoais da vítima, como: nome dos pais, endereço, data de nascimento, entre outras informações relevantes.

A consulta e comprovação desses dados dificultam que os fraudadores tenham sucesso em suas ações.

Aposte em soluções de cartões private label

Os cartões private label, além de serem uma forma de fidelização de clientes, também podem ajudar na prevenção de fraudes. Uma vez que sua empresa já terá os dados dos clientes que fizeram o cartão de sua marca, tornando mais difícil ações como clonagem ou uso indevido do cartão de terceiros.

Agora que você já conhece as formas de prevenir perdas no varejo, avalie quais destas soluções já podem ser implementadas em sua empresa para evitar fraudes. Lembre-se de que é fundamental investir em estratégias que visem organizar os estoques, atualizar inventários, cruzar informações e confirmar dados de compra dos clientes.

Você investe na prevenção de fraude? Comente no blog o que utiliza para minimizar as perdas no varejo e torne a experiência de nossos leitores ainda mais rica!

Para receber mais dicas e informações relevantes para o seu negócio, curta as nossas páginas nas redes sociais! Acompanhe nossas novidades pelo Facebook e mantenha-se informado por meio do Linkedin também!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"