Conheça 10 tendências e novidades para seu PDV

O avanço tecnológico trouxe tendências nos últimos anos que terão impacto direto na forma como os negócios no varejo funcionam, especialmente nos Pontos de Venda (PDV). Dentre as novidades para PDV, está a integração cada vez maior entre o ambiente virtual e o físico, como pode ser evidenciado pelo avanço de plataformas multicanais, pelo digital signage, o showrooming e o Omnichannel.

O que vemos são transformações na maneira de se relacionar com consumidores num ambiente dinâmico e transparente. Isso graças à facilidade de se consultar dados de produtos pelos smartphones, tablets e outros aparelhos dos próprios clientes e pela troca de informações de forma instantânea entre eles.

Para descobrir as tendências de PDV que estão ganhando o mercado, confira nosso post!

1. PDV e sua importância

O PDV é o ponto de contato entre a marca e o cliente. Pode ser tanto virtual, quanto físico e envolve a construção de um cenário que vai proporcionar uma compra agradável para o cliente. O PDV inclui a logística do espaço, o treinamento dos funcionários, a disposição dos produtos, a decoração, etc.

O gestor ou empreendedor deve, portanto, estar atento as novidades para o PDV a fim de proporcionar uma experiência cada vez mais prazerosa e única para os consumidores, aumentando a visibilidade da marca e fidelizando clientes.

Conheça agora as novidades para PDV que estão sendo aplicadas no comércio!

1. Digital signage no PDV

Digital signage é o termo em inglês para sinalização digital, ou seja, um painel eletrônico que pode ser colocado numa vitrine, caixa, balcão, prateleira ou parede de um PDV. Ele mostra informações sobre produtos, incluindo preço, características técnicas, condições de pagamento, opções de modelos, vantagens etc.

Uma estratégia com vários deles espalhados pelo local ajuda a destacar determinados produtos, fazendo-os mais desejados pelos clientes. Esses displays são bastante chamativos, pois conseguem atrair a atenção por meio das imagens facilmente, além de poderem influenciar nas decisões de compra dos consumidores.

2. Hot points melhor aproveitados

Hot points são aquelas regiões de um PDV que costumam atrair mais a atenção das pessoas. São os locais de destaque, com melhor exposição e facilidade de acesso. Por exemplo, vitrines centrais ou prateleiras no começo dos corredores.

A tendência é otimizar esses pontos com decorações cada vez mais voltadas a identificar a marca, ressaltando sua personalidade. Isso porque muitos dos clientes são fiéis a algumas marcas, sentindo-se mais à vontade para realizar compras nessas empresas.

Especialmente aqueles que estão longe de casa e encontram na decoração do PDV um ponto familiar, algo em que eles confiam.

3. Visual Merchandising e Storytelling

O storytelling envolve a arte de contar histórias de modo a se aproximar dos consumidores e oferecer experiências de valor para eles. Nos PDVs isso pode ser feito por meio da decoração, utilizando os elementos de merchandising. Dessa junção surge o visual merchandising.

Essa é uma tendência que se consolida cada vez mais no varejo, pois narrar histórias por meio de aspectos visuais da marca ajuda a influenciar e transmitir mensagens aos clientes.

4. Showrooming cada vez maior

O showrooming é uma tendência ligada a hábitos de consumidores, originado graças ao maior acesso tecnológico. Basicamente, é quando os clientes experimentam produtos no espaço físico dos PDVs, porém utilizam smartphones ou outros dispositivos para pesquisá-los e comprá-los no ambiente virtual.

As empresas precisam conciliar essa prática de modo a impulsionar seus canais onlines, enquanto os clientes ainda estão em seus espaços físicos.

5. User experience

Sabendo que todo mundo carrega seus smartphones para dentro das lojas, o que pode ser feito para melhorar a conectividade no interior da empresa da marca com o consumidor?

O user experience é uma oportunidade do empreendedor oferecer uma experiência de qualidade para o seu cliente, permitindo a complementação das compras onlines e físicas.

Uma forma de fazer isso é criando aplicativos da loja ou estabelecendo canais de comunicação e relacionamento efetivo com o cliente.

6. Omnichannel (multicanais de contato com os clientes)

O consumidor omnichannel também é outra novidade impulsionada pela tecnologia, já que esse tipo realiza compras em dispositivos móveis, notebook, televisão, rádio etc.

Ou seja, ele está presente em múltiplas plataformas, de modo que as marcas que estiverem interessadas nele precisam desenvolver formas de atendê-lo e conquistá-lo nesses locais.

É preciso aproveitar as possibilidades tecnológicas para se posicionar nesses meios, tornando o relacionamento com o cliente mais próximo. Um exemplo é o e-commerce, ou seja, lojas virtuais em que as compras e pagamentos são feitos via web.

7. Popularização de plataformas multicanais

O fenômeno do omnichannel vem junto com a popularização das plataformas multicanais, em que tanto ambientes físicos quanto virtuais se interligam.

Os clientes hoje podem realizar compras em e-commerces e sacar seus produtos nas lojas físicas, não precisando esperar pela entrega. Também podem fazer compras em PDVs físicos, porém monitorar a entrega e a documentação na web.

O que está em jogo é a capacidade de integrar o físico e o virtual conforme a demanda, perfil e necessidade de cada cliente.

8. Realidade aumentada e os provadores digitais

A realidade aumentada também é outra novidade que dá seus primeiros passos para se tornar constante na vida das pessoas.

Essa tecnologia é a base dos provadores digitais que têm revolucionado os PDVs ao redor do mundo.

Grandes telas digitais cumprem a função de vitrines e espelhos, possibilitando ao cliente uma experiência dinâmica e interativa com o produto.

No caso dos espelhos digitais, a tela exibe sobre o corpo da pessoa a roupa ou fantasia, que pode ser medida de acordo com a numeração do cliente. Além disso, a pessoa pode experimentar diferentes cores da mesma peça e navegar por combinações de roupas diferentes com mais praticidade e rapidez.

Tecnologias parecidas são usadas em lojas de maquiagem e até em restaurantes, que contam com mesas touch screen em que o consumidor consegue acessar o cardápio, organizar a mesa conforme sua preferência e até solicitar um táxi.

9. Localização de interior

O uso de dispositivos móveis no interior de lojas e estabelecimentos abrem o caminho para reconfiguração dos PDVs. Por meio da movimentação do cliente monitorada via GPS, é possível perceber qual o trajeto feito pelo cliente nos corredores da loja, em quais pontos ele ficou por mais tempo e quais as seções são pouco visitadas.

A partir desses dados é possível pensar na otimização do espaço de vendas a fim de garantir uma experiência ainda mais prazerosa para o cliente, assim como definir estratégias de vendas, promoções e circulação de determinados produtos.

10. Avanços tecnológicos em automatização e gerenciamento de dados

A automatização de algumas funções nos PDVs, como as ligadas a estoque e atendimento, por meio de robôs e interfaces tecnológicas é algo que já ocorre em algumas empresas nos países desenvolvidos. O resultado é a otimização do atendimento em seu PDV.

A quantidade de dados gerados a partir do mapeamento do comportamento do consumidor na loja física e na web possibilita a criação de uma base de dados que vai orientar as estratégias da empresa.

O uso de Big Data é uma das ferramentas para compreender usuários e, consequentemente, oferecê-los o produto certo, no momento certo.

Quem quiser se manter competitivo e melhorar as estratégias para o seu PDV precisa ficar de olho nessas tendências.

O que as novidades mostram é que as interfaces digitais estão cada vez mais inseridas dentro do comércio varejista, assim como as informações obtidas pelo comportamento do cliente na loja física e no ambiente virtual.

Por meio da análise dessas informações, a empresa vai conseguir planejar e traçar as melhores estratégias na elaboração dos pontos de venda. Adotando essas novidades para PDV, os resultados vão ser o aumento das vendas e a melhora no relacionamento com os clientes.

E se você conhece mais alguma novidade que deixamos de fora, que tal compartilhar conosco nos comentários? Deixe a sua mensagem!

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