Cupom de desconto: como usar esse item em datas comemorativas?

As datas comemorativas, como dia das mães, Black Friday e Natal, são momentos nos quais os consumidores normalmente se dispõem mais a comprar. Por isso, a preparação para os varejistas é diferente nessas ocasiões, visto que envolve mudanças no estoque, no horário de funcionamento e nas estratégias de marketing e vendas. Aliás, uma dessas ações que abordaremos, neste texto, é o uso do cupom de desconto.

A tática pode até não ser das mais novas, mas continua funcionando muito bem, afinal, qual consumidor não gosta de descontos?

Outra vantagem é que o cupom é customizável e, por não ser usado com muita frequência por uma loja, passa a ser facilmente associado com a data comemorativa em questão, ou seja, o cliente percebe que há um real desconto sendo ofertado.

Nas próximas linhas, vamos focar nas maneiras de uso do cupom de desconto em datas especiais e falaremos de mais alguns benefícios entre essas práticas. Acompanhe e veja como aumentar as suas vendas!

Envie para os seus leads

Os potenciais clientes são os principais alvos nesse tipo de ação. Muitas vezes, eles estão precisando justamente daquele “empurrãozinho” para tomar uma decisão favorável à sua loja, e o cupom de desconto pode ser o gatilho para isso.

Portanto, aproveite a proximidade de um e-mail ou de um SMS com esses contatos e encaminhe um código promocional para ser trocado na loja física ou virtual (se houver).

Mas lembre-se: se quiser melhorar suas taxas de conversão com esse tipo de ação, trate de enviar somente cupons de produtos do interesse do lead.

Dispare cupons exclusivos para clientes

Quem já é um cliente da loja também pode se beneficiar com os descontos. A ideia, aqui, é oferecer descontos específicos para esse grupo, até para demonstrar um senso de exclusividade, de privilégio para quem já comprou ou continua comprando em sua empresa.

Você pode aproveitar os dados cadastrais desse público para enviar, por exemplo, descontos nas datas de aniversário dos clientes. Esse tipo de uso é uma das formas de fidelizar os consumidores por meio dos cupons.

E para a sua loja, é a chance de aumentar as taxas de upsell, cross-sell e de aquisições recorrentes.

Envie um cupom de desconto como recompensa

O disparo de cupons também pode ser associado ao cumprimento de metas. Em programas de indicação, por exemplo, o cupom é uma das possíveis recompensas para clientes que indicaram um número X de novos compradores ou após fazer N compras na loja durante ano.

Quando chegar a data comemorativa, basta selecionar os consumidores que cumprirem esses requisitos em seu banco de dados e enviar os códigos promocionais a eles. É mais uma das maneiras de encantar e reter os compradores.

Lembre-se de criar um regulamento para os programas de indicação e deixar os consumidores cientes do que precisam fazer para conquistar tais recompensas.

Divulgue os cupons nas redes sociais

Seus cupons podem até serem incríveis, mas pouco surtirão efeito se não forem conhecidos. Logo, é muito importante divulgá-los em seus canais de relacionamento. Além do e-mail ou SMS, use bastante suas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, para oferecer esse mimo aos seus seguidores.

É importante ser criativo e/ou tentar tirar alguma vantagem desse tipo de ação. Por exemplo, em vez de dar de cara o código em um post temático, você pode compartilhar um link do seu site com uma caixa para o visitante preencher com o seu e-mail em troca do cupom.

A criatividade pode vir em ações no Snapchat, pois como as mensagens, nessa plataforma, tem uma vida curta, alguns cupons “relâmpagos” podem ser enviados aos seguidores nas datas comemorativas.

Em suma, o cupom de desconto representa uma boa oportunidade não só de aumentar e acelerar as vendas em datas especiais, como também atrair novos e reter os atuais compradores. É uma ferramenta versátil, simples e que gera bons resultados entre os seguidores, leads e clientes da sua loja.

E aí, viu como o cupom de desconto pode ser uma das suas armas para alavancar as vendas em datas comemorativas? Então, se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter para acompanhar nossos conteúdos em seu e-mail!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"