Cupom de desconto: quando distribuí-los aos clientes?

Que consumidor não gosta de ser premiado com cupom de desconto? A estratégia de marketing sempre obteve bons resultados e continua influenciando nas vendas online ou em ambientes físicos.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar a sua campanha. Afinal, existem muitas variáveis que podem interferir negativamente no lançamento de cupons de descontos no varejo.

Para ajudá-lo a montar um planejamento totalmente adequado e com mais chances de sucesso, elaboramos este post com 3 dicas de momentos propícios para o lançamento da estratégia.

Quer conhecê-las? Então, venha conosco! Mas, primeiramente, que tal ficar ainda mais por dentro do conceito de cupom de desconto?

Cupons de descontos

De origem norte-americana, os cupons de descontos no varejo são feitos para atrair mais consumidores ou mesmo fidelizar os já existentes. No Brasil, ela começou a crescer nos meios digitais a partir de 2011.

São usados ainda para reter clientes e aumentar a lealdade à sua marca, na promoção de novos produtos e também para potencializar a venda do que não sai muito do estoque. Trata-se de um material impresso ou virtual, oferecendo vantagens para quem comprar determinado produto ou uma quantia pré-estipulada.

Com isso, nas campanhas online, são criados códigos associados aos descontos. Já nas lojas físicas, eles podem vir online (via e-mail marketing, por exemplo), na forma de cartões de fidelidade ou por meio de campanhas em veículos de comunicação, como jornais impressos. 

Podem ser oferecidas outras vantagens também, como frete grátis, compre um e leve dois ou preencha os campos em branco em cada compra e troque por um vale presente/compras de R$ 300. Mas todas as iniciativas merecem momentos especiais, como mostraremos a seguir:

1. Campanhas para atrair novos clientes

Se você está começando um novo negócio ou abriu uma filial de sua loja, vale a pena investir no cupom de desconto. Que tal uma campanha no mês de aniversário da loja virtual?

A estratégia tem excelentes resultados na conquista de novos clientes e também faz com que aumente a divulgação boca a boca, fato que contribui imensamente com a melhora do fluxo nas vendas em razão dos comentários e indicações de clientes nas redes sociais.

Além disso, você pode buscar parcerias com outros negócios. Por exemplo, se a sua loja é de utensílios domésticos, imagine lançar uma campanha de cupons em embalagens de pizzas?

Quem comprar uma pizza acumula pontos que poderão ser trocados por descontos. Ou em festas universitárias para vender mais bebidas, enfim, abuse da criatividade!

2. Cupons para cadastrar mais clientes na newsletter

Como as newsletters trazem informações importantíssimas sobre o perfil e preferências dos consumidores, você poderá criar campanhas específicas para ampliar a rotatividade de visitas no seu site, além de aumentar o tráfego nas redes sociais do seu negócio.

Dessa forma, certamente novos contatos refletirão em vendas e ainda na fidelização dos clientes por meio de um bom atendimento e produtos de qualidade, sem falar no respeito aos prazos e necessidades dos consumidores.

Entretanto, uma dica é fundamental: analise o seu orçamento e faça um planejamento baseado na quantia disponível para bancar estes descontos, já que a iniciativa é para atrair novos negócios — e não para prejudicar a sua empresa.

3. Utilize em datas comemorativas

Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Pais, crianças, enfim, as possibilidades são muitas aqui no Brasil, principalmente por conta da grande quantidade de feriados e datas comemorativas.

Você pode lançar ainda campanhas focadas nos clientes que são fiéis à sua marca, como ganhe 40% no dia do seu aniversário em cada compra acima de R$ 500.

Ou seja, sabendo criar boas campanhas e nos momentos propícios, os cupons de desconto são excelentes ferramentas para alavancar as suas vendas, contribuindo ainda com o marketing e credibilidade da sua empresa juntos aos clientes!

Agora que você ficou por dentro de como usar um cupom de desconto, que tal ler um artigo sobre o cartão de fidelidade? Saiba como utilizá-lo estrategicamente na crise!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"