Entenda porque o sistema de franquias continua crescendo no Brasil

Ao contrário de vários ramos da economia brasileira, o setor de franquias vem tendo crescimento considerável nos últimos anos. Somente no primeiro trimestre de 2016, expandiu 9,2%, com um faturamento superior a R$ 31 bilhões, atingindo quase R$ 140 bilhões no período de 12 meses.

O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os motivos para tal expansão está o investimento por parte de muitas pessoas que foram demitidas, transformando-se em empreendedores.

Sendo uma opção atrativa, as franquias conquistam não só pela segurança do negócio, como também por todo o know-how oferecido pelas inúmeras opções de investimentos.

Dessa maneira, são reduzidas as taxas de mortalidade das firmas nos primeiros anos para apenas 4,3%. Índice bem mais vantajoso do que os 85% comparados às pequenas empresas.

Com o objetivo de demonstrarmos outros fatores positivos referentes às franquias, elaboramos este post. Apontamos alguns motivos que explicam a expansão desse segmento do mercado. Confira:

Por que o sistema de franquias cresce no Brasil?

Uma das principais vantagens para quem investe em uma franquia é a aquisição por parte do empreendedor de toda a pesquisa de mercado, sem falar na criação dos processos, como campanhas de incentivo, identificação de novos mercados e toda a divulgação existente por trás do nome de uma determinada rede.

Além disso, existem negócios dos mais diversos ramos, com preços bem distintos das franquias, podendo caber em diferentes tipos de orçamentos.

Com isso, os riscos de uma possível falência diminuem consideravelmente, principalmente por conta de todo o suporte oferecido pelas franquias.

Outro ponto a ser enfatizado é a renegociação com os fornecedores, desenvolvimento de novos modelos de negócios, além da revisão no mix de produtos, aumentando as vendas de uma maneira bem superior aos negócios próprios.

O sistema de franquias conta ainda com produtos que já são conhecidos pelos consumidores, trazendo mais credibilidade e segurança na manutenção em novos mercados, ou seja, o empreendedor pode até fazer um investimento mais alto, mas recebe um respaldo compatível, levando em consideração todos os pontos positivos.

São fatores importantes que revelam o crescimento desse setor mesmo diante da crise econômica que atinge o Brasil, sendo uma alternativa para muita gente que deixou o mercado formal nos últimos meses em razão das demissões em massa.

Qual é a tendência para franquias em 2017?

Seguindo os mesmos bons resultados dos últimos anos, a expectativa é que o sistema de franquias continue em plena expansão neste ano — além do fato de o governo brasileiro estar adotando medidas para vencer a crise econômica, como a redução na taxa dos juros, tudo indica que o setor continuará em expansão.

As oportunidades de sucesso devem atingir principalmente os modelos de franquias mais baratos, sabendo-se que investimentos altos ainda são uma preocupação por parte de muitos empresários.

A interiorização das redes também deve ser outra tendência que vai marcar 2017, como já vem acontecendo nos últimos dois anos. Por isso, muitas marcas estão explorando novos mercados, ampliando os negócios para atingir mais consumidores e franqueados.

Em relação aos setores que devem receber mais investimentos podemos citar os de alimentação saudável e de informática, principalmente explorando o e-commerce.

De uma maneira geral, o sistema de franquias vai continuar fazendo sucesso, podendo ser uma boa opção para o seu novo investimento.

E aí, gostou do nosso post? Então curta a nossa página no Facebook e não deixe de acompanhar nossos novos artigos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"