Expansão de negócios: o que considerar antes da decisão?

Todo empreendedor quer que seus negócios cresçam com o tempo. Assim, uma empresa pode tornar-se estável no mercado e trazer mais lucros, dando maior segurança tanto para o dono quanto para os seus funcionários. Porém, a expansão de negócios não deve ser feita sem os devidos cuidados, ou o resultado pode ser comprometedor.

Abrir uma nova loja, colocar um produto diferente no estoque ou reformar o local são atitudes que podem beneficiar bastante a companhia, mas também podem levar ao prejuízo se não forem bem planejadas.  

Para ajudar a se preparar melhor para aumentar sua empresa, trouxemos 6 pontos que devem ser considerados ao planejar a expansão de negócios. Confira:

1- Avalie o cenário atual do mercado

Antes de pensar em novas aquisições e investimentos, você deve verificar se o mercado atual está a seu favor. Isso inclui diversos fatores, desde a condição econômica geral até pequenas variações de público na sua área de atuação.  

É importante verificar também as atitudes e a presença da concorrência, já que certas disputas não são tão promissoras para nenhum dos lados. Se for necessário, contrate um serviço de consultoria empresarial para auxiliar com os detalhes.

2- Crie um plano de investimento

Com os dados em mãos, você precisa saber exatamente quanto vai investir na sua expansão de negócios. O objetivo é, logicamente, melhorar o rendimento da empresa. Porém, se o retorno desse investimento for muito pequeno ou demorado, talvez não valha a pena realizá-lo agora.

Antes de começar a colocar seu plano em prática, calcule se o lucro obtido no final vai compensar o esforço e o investimento. Caso o resultado não seja satisfatório, tente adaptar o seu planejamento ou adiar sua expansão. Esperar para obter melhores resultados é melhor do que comprometer sua empresa com atitudes apressadas.

3- Evite tornar sua expansão de negócios grande demais

Um problema que alguns empreendedores passam ao planejar seus investimentos é buscar um objetivo amplo ou distante de uma só vez. Mesmo que ele seja plausível, o peso de ter que administrar uma empresa muito maior em pouco tempo pode prejudicar o desempenho da gestão.  

Realizar uma expansão gradativa e calma pode levar mais tempo, mas também garante maior estabilidade em médio e longo prazo.

4- Reavalie seus planos regularmente

Um plano não acaba quando começa a ser executado, apenas quando é concluído. A cada meta menor que for alcançada, você deve fazer uma pausa e avaliar se os resultados estão caminhando na direção esperada. Caso não estejam, a melhor atitude para manter sua expansão de negócios é adaptar-se às novas condições e aos imprevistos.

5- Divulgue seu crescimento para os clientes

Abrir um ponto de venda diferente, estocar um novo produto ou aumentar o estabelecimento atual são ações que precisam atrair vários consumidores. Sempre que fizer um investimento na sua empresa, lembre-se de divulgá-lo para seu público.  

Assim, haverá chance de fidelizar seus clientes ou de conquistar novos, pois eles saberão que têm uma nova vantagem para as compras e podem aproveitar o crescimento.  

Agora que você sabe como se preparar para a sua expansão de negócios, é hora de começar a investir na sua empresa. Quer continuar vendo nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em primeira mão!

 

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