Para quem o cartão recarregável é uma ótima solução?

Desde o ano de 2013, o uso de cartão recarregável no Brasil tem só aumentado. E as transações com a ferramenta já estão consolidadas entre consumidores e empresas do comércio.

Além de esse tipo de cartão fornecer mais uma opção para compras, vendas e transações que envolvam dinheiro em geral, abriu espaço para uma massa de milhões que não são bancarizados e/ou possuem restrição ao crédito.

Quer saber por que a solução tem tantos adeptos e beneficia a pessoas físicas e jurídicas? Confira:

Inclusão da classe C e de negativados

Pessoas com menos recursos e salários baixos apresentam dificuldade em ter cartão de crédito junto ao sistema bancário. Além disso, esse perfil torna-se inadimplente mais facilmente, o que esgota definitivamente as possibilidades de acesso ao crédito.

Com o surgimento e a disseminação dos pré-pagos, passaram a utilizá-los como forma de poderem ter acesso a serviços de assinatura de conteúdo, compra de aplicativos e jogos mobile e até a aquisições no e-commerce. Anteriormente, tudo isso era dificultado.

Expansão às demais classes

A facilitação ao consumo não ficou de exclusividade da classe C. Os mais abastados também viram no cartão de crédito recarregável uma forma segura, prática e ágil de usar o dinheiro.

Basta acessar a página da empresa emissora do cartão e facilmente gerenciar valores e fazer transações online. Tudo é simples como a própria adoção à ferramenta, feita sem sair de casa ou ter de fazer cópias de documentos.

Possibilidade para compradores de mercadorias importadas e nacionais

Uma das grandes vantagens do pré-pago é não pagar juros e ter um limite intransponível. Desse modo, fica mais fácil controlar gastos e economizar. Para pessoas que desejam comprar produtos não disponíveis no Brasil ou mais baratos no exterior, pode ser a única solução. Pois nem sempre se consegue obter um cartão (principalmente internacional), ainda mais com crédito, no banco do qual se é cliente. E o recarregável torna possível fazer essas aquisições.

Algumas vezes, comprar online do território nacional também só é possível na modalidade crédito, tornando esse cartão indispensável.

Viagens com cartão de crédito recarregável

Mesmo que viajantes em geral tenham boas condições financeiras, grande parte deles passou a utilizar o pré-pago nas idas ao exterior.

Isso ocorreu pela segurança financeira percebida por eles na ferramenta. Os cartões podem ser carregados em moeda nacional ou já na estrangeira e usados nas opções crédito à vista ou débito. Na volta ao Brasil, não há fatura com juros, taxas e uma possível conta maior pela possibilidade constante de valorização das moedas estrangeiras.

Aumento de vendas no varejo

Segundo pesquisa encomendada pela administradora Mastercard ao Boston Consulting Group, cerca de R$ 100 bilhões foram movimentados no Brasil em 2014 em transações com pré-pagos. E mais, o número teve aumento de 30% em 2015. Muitas vendas, especialmente na classe C, não teriam ocorrido sem essa possibilidade de pagamento. Aliás, tudo isso ocorreu em meio a uma grave crise econômica. Essa movimentação se deu pela facilitação, citada anteriormente, da aquisição de produtos para todas as classes e também pela segurança monetária obtida nos gastos em viagens.

Ainda há muitos negócios abrindo mão de fatia de negócio por não darem essa possibilidade de pagamento ou não contarem com uma solução personalizada para sua própria empresa — como cartão presente ou pré-pago da organização. E não percebem que tais formas de aquisição ajudam a fidelizar clientes.

Ainda tem dúvida sobre o impacto do cartão de crédito recarregável no varejo brasileiro? Seu comércio proporciona esse tipo de facilitação aos consumidores? Compartilhe a sua opinião com a gente!

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