Por que os pré-pagos são uma excelente opção para bonificar colaboradores?

Aquele bônus no final ao final do mês por superar metas, ou por liderar um projeto de sucesso, ou ainda por recordes de fim de ano, ganham cada vez mais o formato de um cartão de crédito para uso do colaborador agraciado. Isso porque, o formato de cartão de crédito pré-pago, carregado com o valor desejado e usado no formato crédito ou para saque, tornou-se a grande sacada para empresas incentivarem seus funcionários.

Com essa opção, premiações internas podem passar longe das contas bancárias e se darem por meio dos cartões, que já são entregues “carregados” com o valor a receber pelo funcionário, que poderá gastá-lo como quiser, desde continuar carregando e aproveitar a bandeira de crédito, ou também sacar o prêmio.

Pré-pagos para incentivar colaboradores é legal?

Se uso do formato já era atrativo pela possibilidade de personalizar o plástico com a marca da empresa, tornando bem forte o branding todo da ação, após a nova lei trabalhista de 2018, ele virou a bola da vez.

Isso porque, um dos itens da nova lei trouxe muitas vantagens e facilidades nesse sentido. De acordo com o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “comissões, gratificações, percentagens, prêmios, ajuda de custo como, diárias para viagem e abonos não precisam mais integrar os salários e, consequentemente, não incidirão sobre o cálculo dos encargos trabalhistas e previdenciários, como FGTS e INSS.”

Antes, se uma organização concedesse uma bonificação aos colaboradores, havia o risco de esse valor ser considerado parte do salário, o que colocava a empresa em situação de risco caso o funcionário acionasse a justiça. Com a mudança, passou a ser possível oferecer gratificações sem se preocupar com isso.

Além dos bônus, fica mais fácil, como a própria lei aponta, a cobertura de custos de viagens de trabalho e reembolsos. Os cartões pré-pagos são excelente opção nesse cenário pois são recarregáveis, um meio de pagamento seguro, melhora o controle dos recursos. Para o funcionário, facilita na prestação de contas, um dos processos mais delicados no RH. Para a empresa é ótimo e fácil de emitir pois não exige conta em banco, reduzindo o gasto de tempo de RH e funcionário, indo a bancos realizar operações burocráticas. Por fim, trata-se de uma solução extremamente segura e transparente. Carrega-se com o valor devido para reembolso ou bonificação, utiliza-se como quiser.

Para saber um pouco mais sobre assuntos relacionados a bonificação e premiação de colaboradors, dicas, ferramentas e metodologias, siga-nos em nossa página no Facebook e também no LinkedIn. 

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"