Saiba como integrar sistemas no varejo

A cada dia as novas tecnologias estão presentes no dia a dia das empresas e dos gestores. Os inúmeros avanços nesse meio têm tornado o gerenciamento dos negócios mais efetivo e eliminado a probabilidade de erros que possam prejudicar o crescimento da empresa e, principalmente, os lucros.

Entre as tendências atuais, a integração de sistemas e processos é uma das principais e tem proporcionado diversos ganhos para as empresas que a aderem. Quando se trata do varejo, integrar sistemas tem se tornado uma necessidade, permitindo a otimização dos processos, que os gerentes monitorem todo o negócio e tenham sempre ao seu alcance informações de vendas e desempenho das filiais.

Levando em consideração essa nova tendência do varejo, vamos mostrar a seguir tudo o que você precisa saber para integrar os sistemas e obter maior controle sobre o seu negócio. Confira!

Conheça todos os processos

Primeiramente, antes de integrar sistemas no varejo, é preciso que os gerentes conheçam todos os processos internos e quais são os sistemas e plataformas utilizados para que eles sejam devidamente desempenhados.

É fundamental que os gestores saibam como funcionam as vendas, processo de abastecimento, como são realizados os pedidos de compra e diversos outros processos internos.

Esse levantamento dos processos internos é fundamental também para que sejam conhecidos os gargalos e pontos de melhora. Somente entendendo o funcionamento do negócio é possível integrá-lo e fazer com que ele funcione de forma rápida, efetiva e confiável.

Formalize os processos

Antes de integrar os sistemas e manter a empresa e as filiais na mesma página é preciso eliminar os gargalos levantados e descrever instruções e processos de modo padrão e que devem ser seguidos por todos. A formalização dos processos deve ser feita apresentando também os responsáveis por cada área e cada trabalho a ser desempenhado.

Ao manter toda a empresa alinhada de forma formal, consegue-se iniciar a integração dos sistemas. Visto que com a criação de um padrão para todo o varejo os inputs e outputs de cada sistema ou de cada processo serão condizentes com outros, garantindo a confiabilidade das informações e assegurando maior produtividade.

Proporcione treinamento aos colaboradores

Obviamente, cada um trabalha de uma forma e utiliza os sistemas da empresa para determinada função. Para que a empresa mantenha o seu pleno funcionamento e que todos os clientes sempre encontrem nas prateleiras o que desejam é essencial que todos os funcionários sejam treinados e orientados.

Ao investir na capacitação dos colaboradores os gerentes aumentam as chances do sucesso do varejo e garantem que todas as filiais trabalhem da mesma forma, assegurando não somente a integração das informações, mas, também, a disseminação da cultura da corporação.

Uso de um sistema ERP

Todos os gerentes que desejam integrar sistemas no varejo não podem deixar de considerar o uso de um sistema ERP, Enterprise Resource Planning, que traduzindo é chamado de sistema de Planejamento dos Recursos da Empresa. O ERP garante que todas as áreas da empresa sejam devidamente integradas, permitindo a troca de informações.

Esse sistema é extremamente útil para os grandes varejistas, visto que ele permite que os dados de todas as filiais possam ser acessados em um único lugar. Por meio desse sistema único os gerentes podem saber em tempo real como estão as finanças, acompanhar o estoque e garantir que os clientes tenham sempre acesso a todos os produtos.

O sistema ERP cumpre perfeitamente o papel de condensar todos os outros sistemas da empresa em uma única plataforma, garantindo maior controle, produtividade e melhores resultados ao negócio.

Aprendeu como integrar sistemas no varejo? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, faremos o possível para ajudá-lo!

Gostou do post sobre como integrar sistemas no varejo? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e acompanhar diversos outros textos como este!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"